
Início » Notícias » Política » Exibindo Notícia

O discurso do senador Confúcio Moura (MDB/RO) proferido na sexta-feira (6), em Plenário, chamou a atenção para o descaso com a educação brasileira. Segundo o parlamentar, atualmente no Brasil, há 181.939 mil escolas de educação infantil e de jovens e adultos, sendo que 77%, são da rede pública, e a maioria não atende fatores básicos, como acesso à água tratada e esgoto sanitário.
De acordo com os dados do Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentados pelo parlamentar, cerca de 40 mil escolas brasileiras não têm energia elétrica; 45 mil não têm ligação com a rede pública de água; 83 mil não têm serviço de esgoto; 38 mil não têm coleta de lixo; mais de 60 mil não têm quadras esportivas; 97 mil não têm biblioteca; escolas sem computador; e 47 mil sem internet.
“Isso é muito grave. Isso é gravíssimo. Isso é de arrebentar coração, 38 mil escolas não têm coleta de lixo. É jogado no quintal. Outras 97 mil escolas brasileiras 37 têm biblioteca. Não há livro na escola. Como o aluno... olha bem a dramática situação”, lamentou Moura.
O senador citou o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, para atacar o flagrante que mostra a dramática desigualdade na educação, e levanta questões de justiça. “Todos os seres humanos do globo nascem iguais em direitos e deveres. E, agora, está aqui a situação real, que estamos mostrando para os senhores”, pontou, ao pedir mais atenção dos parlamentares para com a educação.
Confúcio disse que todas as reformas são importantes, entretanto, nenhuma delas, é tão necessária como a da educação, que investe diretamente em gente, nas crianças. “Perdemos um patrimônio humano de gerações ao deixar esses meninos perdidos”.
Durante o pronunciamento, o senador citou uma matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, que mostrou o exemplo e a luta da estudante Natália Lopes, de 17 anos, moradora de Cocal dos Alves, ao norte do Piauí. Medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática, perdeu a bolsa de R$ 100 que recebia por mês. “E aquilo foi tão emocionante, a imagem dela arrebentou o coração do Brasil inteiro. O esforço de uma menina, que vai a pé à escola, filha de pai e mãe pobres, ser a segunda colocada no Brasil em olimpíada de matemática. Uma menina brilhante, um esforço grande”, declarou.
Segundo Confúcio, Cocal dos Alves é uma cidade pequena, que transformou o seu povo, “Ainda não conheço, eu vi a imagem na televisão. Uma cidade pequenininha, no interior do Piauí, que deu um giro na mentalidade do seu povo. Uma população que se uniu em prol da educação: pais, professores, vereadores e prefeitos assumiram o compromisso”, disse o parlamentar, ao reforçar a tese de que a melhoria da educação inicia no município.
Assessoria de Comunicação
19/12/2025 : Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para a segurança pública em Rondônia em 2025
19/12/2025 : Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam
15/12/2025 : CPMI do INSS fecha o ano com 29 reuniões; Coronel Chrisóstomo reafirma cobrança por depoimentos barrados
05/12/2025 : Projeto CCJ Cidadã, criado pelo deputado Delegado Lucas, garante a Rondônia seu 1° Prêmio Unale
04/12/2025 : Carreta da Saúde chega a Ariquemes e promete revolucionar o atendimento oftalmológico no Vale do Jamari
02/12/2025 : Deputado Delegado Lucas solicita convênio para envio de 300 toneladas de massa asfáltica a Buritis
02/12/2025 : Ninguém pode ficar para trás”: Confúcio Moura cobra inclusão real na educação durante discurso no Senado
02/12/2025 : Deputados Sílvia Cristina e Thiago Flores comandam audiência sobre a concessão da hidrovia do Madeira
02/12/2025 : Ex–coordenador do INSS é conduzido para depor; Coronel Chrisóstomo cobra suspensão imediata de descontos
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus