25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Estudos Bíblicos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 25/01/2019 Compartilhe esta notícia

QUAIS OS PROPÓSITOS DO VIVER CRISTÃO? 

Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Isaías 26:3.

          Qual é o propósito de nossa existência como cristãos neste mundo caído? O Breve Catecismo de Westminster começa as suas perguntas, assim: - Qual é o fim principal do homem? E a resposta é simples:- o fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Nós, como cristãos, existimos apenas e tão somente para glorificar a Deus e gozá-lo eternamente e, gozá-lo aqui na terra é o princípio do céu. Eu disse ao SENHOR: Tu és meu Senhor! Tudo que tenho de bom vem de ti. Salmos 16:2 (NVT).

“A absoluta suficiência de Deus faz dEle o objeto supremo, que sempre se há de buscar. A verdadeira felicidade consiste unicamente em fruir a pessoa de Deus. Seu favor é vida, e Sua amorável bondade é mais do que a vida”. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nEle. Lamentações 3:24.

“As nossas percepções do Seu amor, da Sua graça, da Sua glória, são os principais objetos do desejo dos santos e os mananciais da sua mais elevada satisfação”, diz A. W. Pink. Muitos dizem: quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho. Salmo 4:6-7.

C. S. Lewis definiu muito bem este ponto quando disse: “o homem que tenta diminuir a glória de Deus, recusando-se a adorá-lo, é como um lunático que deseja apagar o sol, escrevendo a palavra "escuridão" nas paredes de sua cela.” Não é possível glorificar a Deus sem adorá-lo e ser-lhe grato por tudo. Gratidão é uma das principais evidências da fé.

Li uma frase que adaptei: quem não tem quase nada, normalmente agradece por quase tudo, mas quem tem tudo o que precisa, normalmente reclama por nada e critica por quase tudo. Uma pessoa ingrata e crítica não pode glorificar a Deus.

O apóstolo Paulo cria que as coisas mais singelas e rotineiras fazem parte da vida cristã que glorifica a Deus em todas as coisas. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.

Para Oswald B. Milligan, “adoração... é dar ao Senhor a glória que Lhe é devida como resposta ao que Ele nos revelou e fez em Seu Filho Jesus Cristo.” Consequentemente, só começamos a crescer na vida espiritual quando adorarmos agradecidos de coração.

Portanto, adorar a Deus é compreender o propósito com o qual Ele nos criou e nos regenerou em Cristo Jesus. Pois todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! Amém. Romanos 11:36 (NVT).

A felicidade não é o propósito principal da vida cristã, mas a santidade, e esta, só se desenvolve num coração grato que glorifica a Deus nas menores coisas da existência.

J. Blanchard afirmou que “a felicidade superficial sem a santidade espiritual é um dos principais produtos de exportação do inferno,” e ele ainda diz algo interessante, “o homem pode até estar satisfeito sem ser santificado, contente sem ser convertido, feliz sem ser santo,” mas o filho de Deus, nunca, uma vez que é preciso seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.

Unidade do corpo de Cristo.

Aqui entra outro item para definir o propósito de nossa comunidade, que é a boa preservação da unidade da igreja de Cristo. Preservar e não produzir a unidade. “A igreja é um só corpo - você não pode tocar um dedo mínimo do pé sem afetar o corpo inteiro.”

Para o teólogo americano do séc 19 A. A. Hodge, “não há dúvida de que, se há um só Deus, um só Cristo, uma só cruz, um só Espírito Santo, há somente uma igreja.” E se há uma só igreja, esta é o corpo de Cristo que deve ser preservada na unidade. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Efésios 4:3 (NVT). E “a verdadeira unidade da igreja não pode ser organizada, mas exercitada.”

Falando em unidade da igreja vou citar alguns teólogos sérios para nos ajudar nesta questão. Não se trata de unidade a qualquer custo. J. Blanchard diz: “quando a Bíblia fala de unidade da igreja, ela o faz não à custa da verdade, mas com base nela.” E, Hugh Latimer foi mais enfático, “a unidade precisa ser ordenada de acordo com a santa Palavra de Deus; caso contrário, a guerra seria melhor do que a paz.”

Charles Spurgeon afirmava: “estou certo de que a melhor maneira de promover a união é promover a verdade,” caso contrário a divisão é bem melhor do que a concordância no erro. Foi isto que o apóstolo Paulo concluiu: Suponho que seja necessário haver divisões entre vocês para que se reconheçam os que são aprovados! 1 Coríntios 11:19.

Não buscamos unidade de uniformes iguais, mas a unidade do mesmo coração, isto é, o coração de carne ou de Cristo. É preciso uma troca de natureza para haver natural unidade do caráter de Cristo. Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito. Removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei dentro de vocês meu Espírito, para que sigam meus decretos e tenham o cuidado de obedecer a meus estatutos. Ezequiel 36:26-27 (NVT).

Edificação dos irmãos.

Se temos a unidade de propósito pela vida de Cristo, temos as condições da graça de Deus para a edificação dos irmãos neste mundo perverso. Portanto, tenhamos como alvo a harmonia e procuremos edificar uns aos outros. Romanos 14:19 (NVT).

Não há edificação sem aplanar as pedras ou firmar bem os tijolos. Podemos dizer que o dinheiro pode edificar um templo, mas é necessário o amor de Cristo, em meio às turbulências deste mundo perverso, para fazer um santuário de pedras vivas. “O propósito das provações da vida é a edificação, não o nosso prejuízo.”

A edificação da igreja requer a abnegação diante de nossos próprios objetivos pessoais, considerando os outros superiores a nós. Nós que somos fortes devemos ter consideração pelos fracos, e não nos agradar a nós mesmos. Devemos agradar ao próximo visando ao que é certo, com a edificação deles como alvo. Romanos 15:1-2.

Jesus Cristo é o único capaz de edificar a sua igreja e esta é edificada sobre Ele mesmo, como o único alicerce. Portanto, diz Rowland Hill, “não tente demolir nada com sua pregação, a não ser o diabo, e não tente edificar nada, a não ser Jesus Cristo.”

Salvação dos perdidos.

Além da edificação dos santos, temos como missão a evangelização dos perdidos espalhados pelo mundo. Nós não sabemos se as pessoas a quem evangelizamos vão crer, mas sabemos que, se não evangelizarmos estamos desobedecendo o último mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo, e, neste caso, Ele não será o nosso Senhor:E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.

Segundo Leighton Ford “devemos evangelizar não porque seja agradável, fácil ou porque podemos ter sucesso, mas porque Cristo nos chamou. Ele é o nosso Senhor. Não temos outra escolha senão obedecer-lhe,” e “evangelização é a tarefa perpétua de toda a igreja, não o passatempo peculiar de alguns de seus membros.”

Alguém disse que nós “não podemos levar o mundo todo a Cristo, mas podemos levar Cristo a todo o mundo,” sabendo, todavia, que a evangelização não é uma atividade para horas vagas, pois fomos chamados para evangelizar em tempo integral. Entendeu?

Servir à sociedade.

Um patrão dá a seu empregado um trabalho a fazer, mas não pode dar-lhe forças para trabalhar; contudo Deus, assim como nos dá algo a fazer em favor do mundo, também nos dá forças para servir com empatia ao maior número de pessoas, para a Sua glória.

O teólogo J. Blanchard diz, “moralmente, o cristão é chamado para a santidade; dinamicamente, ele é chamado para o serviço.” Há um provérbio antigo que sustenta: “se você não vive para servir, não serve para viver”. E, servimos melhor, quando nosso serviço, para a sociedade, é feito antes de tudo para o Senhor. (Mateus 25:42...)

A igreja está no mundo pra glorificar a Deus por seu serviço ao mundo. Segundo Phillips Brooks, “pensar que você não pode fazer nada é quase tão arrogante quanto pensar que pode fazer tudo.”Que a Trindade Santa nos mantenha focados nos Seus propósitos.

WWW.PIBLONDRINA.COM.BR

 

Data: 25/01/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
sobreira
moto mil
Adubar no Site
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus