25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Estudos Bíblicos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/12/2018 Compartilhe esta notícia

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS: MEDO

Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara. Êxodo 15:26.

         Continuando nossa trajetória sobre as doenças psicossomáticas, lembremo-nos que essa palavra “psicossomática” é de origem grega. É uma junção de duas palavras: psyche (psico – alma) e soma (corpo). Doenças psicossomáticas são doenças oriundas daquilo que, de certo modo, ocupa as nossas mentes.

O homem é um ser psicossomático por constituição, ou seja, há uma interação profunda entre fatores orgânicos e psíquicos. Portanto, em tese, pode-se considerar que toda doença é psicossomática. Somatização é um termo genérico que significa a representação física de uma dor emocional. Alguém já disse muito bem: mente enferma, corpo doente.

A medicina reconhece que emoções como medo, tristeza, inveja, ansiedade, preocupação, ódio, falta de perdão e pesar são responsáveis por grande parte de nossas doenças. Estudos indicam que mais de 60% das doenças possuem algum fundo emocional. Vamos tratar hoje da primeira manifestação do pecado na vida de nossos pais, Adão e Eva.

Nossos primeiros pais, após a queda, num ato de desespero, coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais, achando que, mediante esse gesto, poderiam ser aceitos por Deus. Adão e Eva, ao pecarem, esconderam-se da presença de Deus por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Genesis 3:9,10.

Vemos aqui a primeira manifestação do pecado: o medo! O primeiro sentimento após a queda chama-se medo. Ele tornou-se algo intrínseco e inerente na vida de todos nós. O medo, por sua vez, também produz muitas toxinas em nosso organismo, as quais trazem consequências aos nossos corpos. As tensões da vida não são, nem de longe, tão responsáveis por muitas doenças debilitantes, como são as nossas reações erradas a essas tensões. O Senhor foi bastante claro ao declarar: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16:33.

Nosso Senhor já nos deixou de sobreaviso que, neste mundo, passaríamos por tribulações e aflições. Quando nossas mentes estão ocupadas por preocupações, até legítimas, como trabalho, finanças, doenças, filhos ou qualquer outra coisa, nosso organismo é intoxicado com excesso de hormônios, os quais, sem sombras de dúvidas, nos fazem muito mal.

Por conhecer muito bem a nossa fisiologia, nosso Criador deixou registrado: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1ª Tessalonicenses 5:18. Quando colocamos em prática essa verdade da palavra de Deus, nosso organismo reage de maneira a não produzir tantas toxinas. Quando colocamos essa verdade da palavra de Deus em ação, saímos de um estado de vítimas das circunstâncias para sermos senhores delas!

Lembremo-nos, entretanto, que sem a vida de Cristo em nós, jamais teremos esse tipo de atitude. Nosso Senhor foi muito claro ao dizer: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5. Só entenderemos essa expressão “quem permanece em mim, e eu, nele” quando formos levados pelo Espírito Santo de Deus a olhar para Cruz de nosso Senhor e vermos ali nossa atração, morte e ressurreição juntamente com Ele. Paulo também diz: Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Romanos 6:8.

Agora, com a vida de Cristo em nós, somos exortados a não deixar que pensamentos pessimistas, angustiantes e tristes dominem nossas mentes. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8.

Seguindo essas orientações da palavra, com certeza viveremos mais e com maior qualidade de vida, sem o uso de sedativos e tranquilizantes, os quais não podem dar verdadeira paz interior. Essas drogas somente bloqueiam temporariamente alguns dos impulsos que partem do centro emocional. Quando atentamos para as orientações vindas da palavra de Deus e cultivamos um coração agradecido, isso nos livrará de muitas doenças graves e debilitantes.

Não estamos dizendo que não necessitamos tomar remédios ou medicamentos, mas sim que o melhor medicamento emana da obediência aos princípios de Deus. Se nos dedicássemos a conhecer a vontade de Deus revelada nas escrituras sagradas certamente seriamos por Ele mesmo libertos de muitos medos que nos rodeiam a cada dia!

O Salmista Davi teve mais razões do que qualquer um de nós para ter medos justificáveis. Pensemos em seus encontros com o leão, o urso, o gigante Golias e nas muitas vezes que esperou a morte nas mãos de Saul. Davi provavelmente foi preservado de muitas doenças psicossomáticas porque aprendeu a confiar em Deus. Ele mesmo narra essa verdade: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.Salmos 27:1-3.

Todos tivemos e continuaremos a ter encontros com os gigantes da preocupação. Quando o poderoso rei Saul e seus exércitos curvaram-se ante o gigante Golias, o jovem e pequeno Davi levantou-se contra a falta de fé no Deus de Israel. Davi recusou os métodos normais de lutas contra gigantes. Será que o medo o dominou? Vejamos o que ele diz: Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal? Salmos 56:3-4.

Muitas vezes o medo nos domina porque queremos que nossos planos e vontade sejam feitos apartir de nós mesmos. Ou seja, queremos que nossa vontade seja feita em detrimento à vontade soberana de Deus. Por isso, somos exortados pela palavra a entregar e confiar em Deus: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Provérbios 16:1. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:3.

Lembremo-nos também de: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Provérbios 3:5-8.

Se, como cristãos, nos aplicássemos a conhecer a Bíblia e, assim, entendêssemos a vontade de Deus, saberíamos qual o caminho a trilhar quando chegássemos às bifurcações da vida! Nossa maior necessidade é de conhecer e confiar em Deus.

Outro medo que destrói muitas pessoas, é o medo de uma guerra atômica. Falando certa feita perante as Nações Unidas, o ex presidente John F. Kennedy disse: ‘Todo o homem, mulher e criança vive sob a ameaça nuclear, pendurados por um fio, na iminência de serem eliminados a qualquer momento por acidente, erro ou loucura’. Mesmo que isso venha acontecer um dia, para o cristão a palavra de Deus oferece o livramento desse medo e das tensões provocadas por esse medo.

O salmista diz: Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Salmos 91:3-7.

O cristão pode descansar tranquilo debaixo das asas dAquele que pode todas as coisas, dAquele que está no controle de tudo e de todos, ele pode dizer: o que me poderá fazer o homem mortal? O cristão é uma pessoa que sabe que é amada por Deus de maneira incondicional. Por isso, as Escrituras dizem que o verdadeiro amor lança fora nossos medos. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1ª João 4:17-18.

O medo produz tormento. O significado dessa palavra é: ação ou efeito de atormentar, sofrimento físico causado por algo ou por alguém, tortura, sensação de aflição constante. O que precisamos compreender, por graça Divina, é que o entendimento e a manifestação do verdadeiro amor lançarão fora todos os nossos medos. Por isso, nossa maior necessidade é a de conhecer esse amor manifestado na pessoa de Cristo Jesus

 WWW.PIBLONDRINA.COM.BR

Data: 11/12/2018 Compartilhe esta notícia
 
 
moto mil
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar no Site
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus