25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Estudos Bíblicos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 06/12/2018 Compartilhe esta notícia

O CHAMADO IRRESISTÍVEL  

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:30.

          Todos que foram predestinados são, no devido tempo, chamados ou convocados efetivamente através do Evangelho da graça para a salvação em comunhão com Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9. Notamos que todos os chamados também são justificados.

Esse chamado eficaz não pode se referir ao apelo exterior do Evangelho, em que muitos até podem rejeitar. Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. Mateus 22:14. Este chamado aqui não se trata de uma vocação eficaz e irresistível.

Nesta parábola das bodas muitos foram chamados e recusaram o convite, então o Rei mandou que fossem para os becos e chamassem os indignos que entrariam na festa, apenas com as roupas festivais dadas pelo Rei. De certo modo eles tinham que ser convencidos a deixar suas roupas e receberem roupas dadas pelo Rei. Houve, também, nesse banquete, um penetra que recusou a roupa festival, mas foi retirado à força da festa.

A dificuldade com esse chamado ou apelo externo, universal e, em si mesmo ineficaz, é que, se as pessoas forem deixadas por si mesmas, ninguém nunca realmente responderá a ele. Elas ouvem o evangelho e podem entender até certo ponto, mas o Santo Deus, que emite o convite é indesejável para elas, e assim se afastam dEle.

Jesus contou também uma parábola sobre um homem que preparou um grande banquete e convidou muitas pessoas (Lucas 14:15–24). Quando a festa estava pronta, ele enviou os seus criados com um convite: “Venha, pois tudo está pronto”. Mas todos os convidados começaram a dar desculpas. Eles não receberam o convite.

John Piper mostra que “a doutrina da graça irresistível não significa que toda influência do Espírito Santo não pode ser resistida. Significa que o Espírito Santo pode sobrepujar toda resistência e tornar sua influência irresistível.” Há muitos que pretendem ter o controle deste convite, embora eles sejam somente simples convidados.

Para Piper “a doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode sobrepujar toda resistência quando Ele quiser. Segundo a sua vontade ele opera com o exército dos céus e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão! Daniel 4:35No céu está nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Salmo 115:3. Quando Deus empreende cumprir seu propósito soberano, ninguém pode resisti-lo com sucesso”.

O chamado interior de Deus, pelo Espírito Santo, é aquele que realiza o que Ele pretende que seja feito de modo eficaz. Todos os que são predestinados serão chamados dessa maneira irresistível. A doutrina da predestinação inclui a determinação de Deus de que uma pessoa receberá um chamado interior (chamado eficaz e irresistível). As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27.

Com relação a esse chamado divino, A. W. Pink diz o seguinte: “os eleitos de Deus ouvem a voz do Filho; ouvem a voz do Pastor porque pertencem ao grupo de suas ovelhas; eles ‘ouvem’ porque um Deus soberano infunde neles a capacidade de ouvir, pois os ouvidos que ouvem e os olhos que veem foram feitos pelo Senhor. Provérbios 20.12. Cada uma das Suas ovelhas ‘ouve' quando lhes vem o chamado irresistível, assim como Lázaro, no sepulcro, ouviu quando Cristo o chamou.”Ele chama pessoalmente Suas ovelhas.

A predestinação não é baseada no conhecimento que Deus sabe de antemão de como certas pessoas responderão ao Evangelho. Todos os predestinados são chamados e os chamados são justificados e, finalmente, os que perseveram na graça serão glorificados. Há uma ordem irreversível e irresistível neste chamado que não pode ser desconsiderada.

O tempo passado de ‘glorificado’ indica que, do ponto de vista de Deus, o Seu trabalho é tão bom quanto bem feito. Ele irá completá-lo como planejado. Não existe uma possibilidade de Deus iniciar a obra da salvação e não consumá-la.

Deus predestina, elege e chama e deste modo, “pela graça irresistível de Deus, os pecadores escravizados são libertados da escravidão do pecado e capacitados a vir a Cristo com arrependimento e fé. O Espírito Santo, operando por meio da verdade da Palavra, liberta os que pertencem a Deus,” e assim, toda a obra é de Deus, por Deus e para Deus.

A Bíblia mostra com clareza que esse chamado eficaz é nominal. O Pastor chama as Suas ovelhas nominalmente. Para este o porteiro abre (a porta), as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. João 10:3. Não há uma salvação de pecadores em massa, mas uma salvação totalmente pessoal.

Isto fica muito destacado no caso de Zaqueu, o publicano, detestado pelo povo judeu, quando Jesus chama pelo seu nome. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Lucas 19:5. Jesus afirmou que conhece os seus escolhidos numa relação pessoal e salvífica.

“Como cristãos, devemos sempre nos lembrar de que o Senhor nos chamou para si mesmo, não por causa de nossas virtudes, mas a despeito de nossos defeitos.” Ele nos chamou apenas porque nos amou desde a eternidade de um modo totalmente pessoal.

Para Arthur S. Wood, hoje com 102 anos, “só quando Deus nos procura é que podemos ser encontrados por ele. Deus é quem busca, não quem é procurado.” E podemos acrescentar dizendo que é Ele quem nos elege e nos chama individualmente por meio da pregação do Evangelho da graça soberana de nosso Senhor Jesus Cristo. Se hoje eu o busco é porque fui buscado por Ele desde os tempos eternos.

O escritor das Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis, disse: “agnósticos amáveis falarão alegremente de como o homem procura a Deus. Para mim, eles podem também falar sobre como o rato procura o gato... Deus encostou-me na parede.” Sim, não apenas me encostou na parede me convencendo, como me chamou de modo pessoal e irresistível.

“Nunca pode ser enfatizado demais o fato de que não entendemos o pleno significado da cruz de Cristo, enquanto não a vemos... como centro do evangelho, tendo de um lado a incapacidade total do ser humano e a eleição incondicional de Deus e de outro lado a graça irresistível e a preservação final”, afirma com sabedoria o teólogo J. I. Packer.

O técnico da seleção brasileira de futebol pode chamar quem ele acha que seria o melhor jogador para esta e aquela posição. As convocações esportistas são sempre vistas na ótica da excelência de acordo com o treinador. Ele pode escolher e chamar quem quiser. Mas no caso de Deus a coisa não é vista assim, pois seria injusto se Ele escolhesse uns e outros não. A questão mais implicante é ainda, quando Deus escolhe mais da ralé.

A vocação celestial é voltada para aqueles que são os piores. Lembrem-se de quem vocês eram quando foram chamados para esta vida. Não vejo entre vocês muitos representantes da elite intelectual, nem cidadãos influentes, nem muitas famílias da alta sociedade. Não é óbvio que Deus, deliberadamente, escolheu homens e mulheres que a sociedade despreza, explora e abusa? Não é óbvio que ele escolheu gente do tipo “zé-ninguém” para desmascarar as pretensões vãs dos que se julgam importantes? Fique bem claro que nenhum de vocês pode contar vantagens diante de Deus. 1 Coríntios 1:26-29. BM. É muito estranha essa escolha divina.

Tendo falado do próprio Evangelho aos coríntios, o apóstolo agora se volta para as pessoas a quem Deus chama pelo Evangelho (vs. 26-29). Ele lembra aos coríntios que não são muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres que foram chamados. Paulo mostra que Deus normalmente escolhe e chama a escória.

Há o chamado universal, sem distinção, e todos os que têm sede são convidados a beber. Deus chama os pecadores mais indignos e estes convencidos pelo Espírito Santo se rendem irresistivelmente em humilde submissão à graça soberana.

Termino com as palavras de John Piper falando do chamado irresistível: “mais especificamente, graça irresistível se refere á obra soberana de Deus de sobrepujar toda rebelião do nosso coracão e trazer-nos á fé em Cristo Jesus para que possamos ser salvos. Se nossa doutrina da depravacão total é verdadeira, não poderia existir salvação sem a realidade da graça irresistível. Se estamos mortos em nossos pecados e totalmente incapazes de nos submetermos a Deus, então nunca creríamos em Cristo a menos que Deus sobrepujasse a nossa rebelião”. Graças ao Senhor por Seu chamado irresistível.

www.piblondrina.com.br 

Data: 06/12/2018 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Tigrão Veículos
sobreira
Café Bem Cedo 2
Novalar
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus