25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Estudos Bíblicos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 03/12/2018 Compartilhe esta notícia

A REGENERAÇÃO PELO ESPÍRITO

Portanto, desde que alguém esteja em Cristo é nova criatura: a velha criação ficou pra trás; eis que tudo foi feito novo em Cristo. 2 Coríntios 5:17.

         O novo nascimento é uma realidade espiritual do Alto que antecede a qualquer reação espiritual do crente. Sem a vida espiritual não há reação espiritual no ser humano natural. “A vida espiritual é consequência da vivificação espiritual. O bebê chora porque nasceu; ele não nasceu porque chora,” disse muito bem Errol Hulse. Assim também é o que acontece na vida espiritual, só podemos reagir espiritualmente se formos nascidos do Alto.

Neste mundo caído todos nascem mortos espirituais. Temos vida biológica e psicológica, mas não temos a vida espiritual. Por mais saudáveis que sejamos e por mais bem equipados, psiquicamente, todos, sem exceção, estamos mortos espiritualmente.

“Assim como no princípio "Deus disse: 'Haja luz' e houve luz" assim também, no momento que ele marcou para nosso novo nascimento, disse: "Haja vida", e houve vida,” declarou sabiamente o erudito bíblico irlandês J. A. Motyer.

Primeiro nós somos regenerados por Deus, depois nós reagimos espiritualmente como novas criaturas. A criança mama no seio materno porque nasceu e o crente crê na Palavra de Deus porque foi vivificado pelo Espírito Santo. A regeneração em Cristo Jesus antecede às reações espirituais de arrependimento e fé na vida da nova criatura.

Um defunto é incapaz de contribuir para a sua ressuscitação, assim como um morto espiritual para a sua regeneração. Lázaro estava tão impossibilitado de sair do seu túmulo com vida, tanto quanto um pecador em crer em Cristo sem que antes seja vivificado pelo poder do Espírito Santo. Sem a vivificação espiritual não haverá reação no espírito.

Se o Espírito Santo não nos vivificar espiritualmente, nada acontecerá em nosso espírito, pois ele encontra-se morto ou desconectado totalmente de Deus. Por isso a Bíblia diz: Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos! Efésios 2:4-5 (NVT).

A regeneração espiritual antecede às nossas reações espirituais. Devido à queda de Adão e por causa do nosso próprio pecado, a nossa natureza se tornou tão corrompida e depravada, que é impossível para qualquer ser humano "vir a Cristo", amá-lo, servi-lo e estimá-lo mais que tudo neste mundo, submetendo-se a Ele, até que o Espírito de Deus o regenere e implante nele uma nova natureza. Só os renascidos podem crer e se arrepender.

É da natureza de um abutre alimentar-se de carniça; no entanto, ele tem os mesmos órgãos e membros que lhe permitiriam comer grãos, como fazem as galinhas, mas ele não possui nem a disposição nem o apetite para tal alimento.

Assim acontece com o homem não-regenerado. Ele tem as mesmas faculdades físicas e mentais que o homem regenerado possui para empregar no serviço e nas coisas de Deus, mas não tem vida espiritual nem amor por elas. Ele não tem disposição para buscar ao Deus verdadeiro, verdadeiramente. Pode até ter uma religião com um ídolo ou um deus criado por sua mente, mas não um relacionamento com Jesus Cristo, o Verdadeiro Deus.

A palavra regeneração, no grego, (paliggenesia) aparece 2 vezes no NT, significando uma obra monérgica de Deus, isto é, quando Deus age sozinho.

Em Mateus 19:28, Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. Aqui a palavra regeneração é equivalente à "restituição de todas as coisas" como está escrito em Atos 3:21.

Há uma restauração cósmica prevista, uma vez que o Universo sofre com um desastre entrópico, uma perda de energia, que possivelmente seja um efeito do pecado universal. Assim falando de Jesus, o evangelista Lucas diz: Pois ele deve permanecer no céu até o tempo da restauração final de todas as coisas, conforme Deus prometeu há muito tempo por meio de seus santos profetas. Atos 3:21 (NVT).

Esta regeneração ou restauração global é esperada pelos filhos de Deus e muito bem descrita pelo apóstolo Paulo na carta aos Romanos. Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde. Pois toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão revelados. Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil, na esperança de que, com os filhos de Deus, a criação seja gloriosamente liberta da decadência que a escraviza. Pois sabemos que, até agora, toda a criação geme, como em dores de parto. E nós, os que cremos, também gememos, embora tenhamos o Espírito em nós como antecipação da glória futura, pois aguardamos ansiosos pelo dia em que desfrutaremos nossos direitos de adoção, incluindo a redenção de nosso corpo. Romanos 8:18-23 (NVT).

Agora, em Tito 3:5 lemos: não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Agora, aqui, o termo regenerador, denota que a mudança de coração é outra forma falada como uma passagem da morte para a vida. A regeneração neste texto é vista como a vivificação do Espírito Santo.

A não ser que a vida de Cristo esteja em nós é impossível que nós reajamos de modo espiritual. Essa mudança é atribuída ao Espírito Santo. Origina-se não no homem, mas em Deus agindo soberana e sobrenaturalmente nos Seus escolhidos.

Como diz o Dr. Charles R. Solomon, “a menos que o Senhor Jesus esteja em nossa vida, é óbvio, que Ele não pode fazer as mudanças necessárias. A Sua entrada na nossa vida provoca o nascimento espiritual que é somente o começo da vida em Cristo. Antes de confiarmos no Senhor Jesus Cristo em submissão pessoal, o Espírito Santo deve nos convencer de que nascemos pecadores.” O pecado pode ser visto como autoconfiança.

A Bíblia de Genebra explica assim a obra regeneradora. “Regeneração é o ato realizado só por Deus, no qual ele renova o coração humano, fazendo-o reviver depois de estar morto. Na regeneração, Deus age no âmago, no ponto mais fundamental da pessoa humana. Isso significa que não há preparação nem disposição precedente da parte do pecador que solicite ou contribua para a nova vida que lhe é dada por Deus”.

Na verdade Jesus não disse a Nicodemos que ele tinha que nascer de novo, para poder entrar no Reino de Deus, mas que era imperioso que ele fosse nascido do Alto, para que pudesse entrar neste Reino. Parece-me que é isso que o tempo aoristo e a voz passiva no grego quer dizer. Precisamos perceber que não é a criança quem nasce, mas sim quem é nascida e que não é o pecador quem se regenera, mas quem é regenerado por Deus.

Este nascimento, quanto à natureza da mudança, consiste na implantação da vida ressurreta de Cristo, como um novo princípio ou disposição na alma; a transmissão da vida espiritual para aqueles que estão por natureza "mortos em delitos e pecados". Para J. Blanchard, “o cristão não é alguém que teve um novo começo em sua vida, mas aquele que recebeu uma vida nova para começar com ela.” Segundo o teólogo James S. Stewart “o cristão foi transplantado para um novo solo e um novo clima; tanto o solo como o clima são Cristo.” Assim, Cristo nos regenera e depois nós reagimos espiritualmente.

“A regeneração precede a fé. Já vimos que regeneração ou nascimento espiritual é o começo da vida cristã. Se a regeneração é o primeiro passo, é óbvio que deve acontecer ao segundo passo. As pessoas espiritualmente mortas não desenvolvem de repente a fé, levando Deus a regenerá-las. Pelo contrário, a fé é o resultado da regeneração que Deus realiza em nosso coração: Estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo. Efésios 2.5. Uma vez nascidos de novo recebemos o dom da fé, e depois de sermos justificados começamos a passar pelo processo de santificação que dura por toda a vida cristã,” dizia o teólogo americano R. C. Sproul.

Concluímos com as palavras de Jesus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6. Amém.

FONTE:WWW.PIBLONDRINA.COM.BR

Data: 03/12/2018 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
moto mil
sobreira
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus