25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Estudos Bíblicos » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 30/11/2018 Compartilhe esta notícia

 A REDENÇÃO DEFINIDA

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25.

A redenção definida, também chamada de"redenção particular", ou "expiação limitada", é a doutrina histórica reformada sobre a intenção do Deus trino, com relação à morte de Jesus Cristo em favor do seu povo. É a doutrina do propósito eterno de Deus.

Sem questionar o valor infinito do sacrifício de Cristo ou da autenticidade do sincero convite de Deus a todos os que ouvem o evangelho: o Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.(Apoc 22:17), a doutrina afirma que Cristo morreu para realizar o que Ele realizou: tirar os pecados do povo de Deus, e para assegurar que todos seriam levados à fé, através da regeneração e preservados pela fé, para a glória.

Ao discutir a expiação, alguns dizem que Cristo morreu por todos, e que todos, sem exceção, serão salvos. Esta é a doutrina do universalismo real. Este é o pensamento da Ciência Cristã e de muitas igrejas que acreditam que o sacrifício de Cristo tornou real e viável a salvação de todos os pecadores. Se em Adão todos pecaram, em Cristo todos já foram expiados dos seus pecados e, consequentemente, serão salvos.

Uma segunda abordagem é que Cristo morreu por todos, mas, que Sua morte não tem efeito salvífico sem uma fé e um arrependimento acrescentados, não previstos em Sua morte. Em outras palavras, Ele morreu para o propósito geral de tornar possível a salvação, mas a salvação de indivíduos particulares não estava incluída em Sua morte, e este ponto é denominadopor alguns de universalismo hipotético.

A terceira proposta é que, embora a morte de Cristo seja infinita em valor, bem como, suficiente para todos, foi oferecida para salvar todos aqueles que foram conhecidos de antemão pela onisciência divina. Esta é a expiação limitada ou definida.

A Escritura não ensina que todos serão salvos.Com exceção do universalismo atual, os outros dois pontos de vista não diferem sobre quantos serão salvos, mas sobre o propósito pelo qual Cristo morreu. A Escritura aborda muito bem esta questão.

O Novo Testamento ensina que é o Paiquem move o coração do pecador a ir a Cristo. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6:37. O Pai é o autor da salvação dos Seus filhos.

Jesus foi muito enfático neste assunto: De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.João 6:40. Não há dúvida que a vontade do Pai é salvar todos os que virem e crerem no Filho. E Jesus salva completamente os que por Ele se chegam a Deus.

Não há como negar que a salvação bíblica é tão-somente por Jesus. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. João 10:9. Parece que podemos interpretar, assim: a entrada é pela cruz, a saída pela ressurreição e a pastagem é a dependência da vida cristã, somente em Cristo.

Ninguém pode vir a Cristo se o Pai não o trouxer e ninguém estará justificado se não estiver em Cristo, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,Romanos 3:24.

Jesus disse: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10:11. A palavra vida, aqui, no original grego, é psique, a vida movida pelo sangue, que, segundo Jesus, ao instituir a ceia, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da novaaliança, derramado em favor de muitos. Marcos 14:24.

O sacrifício de Cristo é uma via de mão dupla, onde o Pai nos leva a Ele, para sermos justificados e Ele vem habitar em nós, para sermos santificados.

Parece-me que fica muito claro, que Jesus veio para uma obra específica em favor de Seu povo:Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.Mateus 1:21. E o seu povo é mais que judeus.

Jesus veio para as Suas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27. O Seu rebanho é maior do que Israel.

Sua missão, na cruz, tem dois lados. Ele deu a Sua vida, psique, para redimir o Seu rebanho, e, na ressurreição, Ele deu a Sua vida zoe, para salvá-lo. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.João 10:28.

Jesus tem muitas ovelhas em Israel, mas tem também muitas entre os gentios, no mundo inteiro. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.João 10:16. A obra redentora do Senhor envolve a todo o Seu povo espalhado pelo mundo.

Foi isso que viu, até mesmo, um incrédulo, o sumo sacerdote Caifás, quando profetizou sobre a morte de Jesus, e disse: e não somente (morrerá) pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. João 11:52. A redenção estava bem definida no propósito eterno da Trindade.

Antes de morrer na cruz, Cristo orou por aqueles que o Pai lhe tinha dado, e não pelo mundo: é por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; João 17:9, e Sua oração abrange todos nós que cremos no Seu nome: não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; João 17:20. O Evangelho deve ser pregado a todos no mundo, sem distinção, para que todo o que nEle crer, tenha a vida eterna.

A oferta gratuita do Evangelho e o mandamento de pregar as boas novas para todos, em todos os lugares, não são, em nada, inconsistentes com o ensinamento de que Cristomorreu por Seu povo. Todos os que vierem a Cristo encontrarão misericórdia nEle. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.João 6:35.

O Evangelho oferece a Cristo, que conhece Suas ovelhas. Ele morreu por elas; Ele as chama pelo nome, e elas O ouvem. Este é o Evangelho que Ele ordenou aos Seus discípulos que pregassem em todo o mundo, a fim de salvar os pecadores.

A morte de Cristo, na cruz, foi uma expiação que teve sucesso total, pois, por meio dela, Ele pode salvar, totalmente, aqueles que por Ele se chegam ao Pai. Não se trata de uma tentativa em salvar os que vierem a crer, mas de salvar aqueles que vão crer por sua graça plena, como bem disse o velho teólogo do séc 16 - John Owen: "Cristo não morreu por ninguém sob a condição de que eles cressem; ele morreu por todos os eleitos de Deus, para que eles pudessem crer".

Quero agora ressaltar o pensamento do teólogo anglicano J. I. Packer, nascido em 1926, que ainda continua como professor do Regent College, em Vancouver, Canadá: "A morte do Redentor na verdade salva seu povo, segundo seu objetivo".

Nossa missão, como cristãos, dada por Cristo, é pregar o Evangelho a toda criatura. A da Trindade é salvar o seu povo espalhado pelo mundo. Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.Atos 13:48. Aleluia, porque a salvação é assunto da Trindade e não pode ser definida ou explicada pelo homem.

A salvação de Deus acontece em três tempos: fui salvo no meu espírito, da condenação do pecado, por meio da morte e ressurreição de Cristo; estou sendo salvo do poder do pecado, na minha alma, através da vida de Cristo que vive em mim; e serei salvo no meu corpo da presença do pecado, pela vinda de Cristo.

Creio que a salvação de Deus é confiável e podemos dizer como o apóstolo: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.Filipenses 1:6.

Termino com Adolph Saphir que sustenta com contundência: “Não creia num evangelho de Satanás, que diz existir uma possibilidade de salvação; uma possibilidade de salvação é uma possibilidade de condenação.” Assim, podemos afirmar com convicção que: "o plano de Deus para a salvação não é uma decisão para remediar uma situação; ele antecede a obra da criação", disse, com propriedade, J. A. Motyer. Aleluia por uma tão grande Salvação, de Eternidade a Eternidade! Amém.

FONTE:WWW.PIBLONDRINA.COM.BR

Data: 30/11/2018 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
Novalar
sobreira
Adubar no Site
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus