25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Data: 16/01/2026 Compartilhe esta notícia

 

No segundo voo com deportados dos EUA PF prende rondoniense condenado a 68 anos de prisão 

SEGUNDO VOO DO ANO DOS EUA PARA O BRASIL REPATRIOU 59 HOMENS E 13 MULHERES

 

O Governo do Brasil, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), coordenou, nessa quarta-feira (14), a acolhida de mais um voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Ao todo, 72 pessoas retornaram ao país, em operação de deportação realizada pelo governo norte-americano e integrada ao programa Aqui é Brasil, iniciativa voltada a assegurar recepção digna e humanizada a cidadãos em situação de repatriação ou deportação.
 
Os brasileiros vieram no Boeing 767-300 de matrícula N468AX, da Omni Air International. O voo OAE-3985 partiu de Fort Worth e pousou em Alexandria, ambas nos EUA. Depois, o avião seguiu para Bogotá, na Colômbia e, por último, para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A Polícia Federal informou que dois homens foram presos ao desembarcarem porque constavam na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
 
Um homem detido no aeroporto é natural de Minas Gerais e foi condenado em 2020 por porte ilegal de arma de fogo pela Vara Criminal de Governador Valadares. O outro preso é natural de Rondônia e possuía mandado de prisão em aberto após condenação a 68 anos e 9 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável.
 
O voo procedente dos Estados Unidos pousou por volta das 20h40 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Após a recepção inicial, parte do grupo foi encaminhada para o hotel que abriga a estrutura especial de atendimento, onde os repatriados receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientações e encaminhamento para o deslocamento às suas cidades de origem.
 
“O grupo acolhido é tranquilo e recebeu atendimento integral desde a chegada ao aeroporto até a estrutura montada no hotel, com alimentação adequada e apoio necessário”, destacou a coordenadora de projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e porta-voz da operação, Juliana Miranda Rocha.
 
Segundo ela, o processo de acolhimento também tem despertado interesses dos beneficiários em ações que vão além da recepção inicial. “Além do acolhimento inicial, muitos beneficiários já manifestaram interesse em participar de outras ações do programa, especialmente aquelas voltadas ao empreendedorismo e à formação profissional”, completou.
 
Perfil dos repatriados
 
Do total de 72 brasileiros atendidos, a maioria era composta por homens desacompanhados, que representaram 76% do grupo (55 pessoas). Também foram registradas nove mulheres desacompanhadas (12,5%), sete integrantes de núcleos familiares (10%) e um caso de pessoa procurada pela Justiça (1,4%).
 
Em relação ao sexo, 82% eram homens (59 pessoas) e 18% mulheres (13 pessoas). A faixa etária predominante foi de 30 a 39 anos, concentrando 35% dos atendidos, seguida pelas faixas de 40 a 49 anos (25%) e 18 a 29 anos (22%). Também houve registro de crianças de até 9 anos e uma pessoa com 60 anos ou mais. A idade média do grupo foi de 36 anos.
 

FONTE: CORREIO CENTRAL

 ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 16/01/2026 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
sobreira
moto mil
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus