25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Data: 29/10/2025 Compartilhe esta notícia

 

Deputada Sílvia Cristina critica queima de casas e currais e retirada de produtores de suas terras documentadas 

Decisão do STF determinou a retirada de famílias de áreas com título e escritura pública, onde trabalhavam há décadas

 

A deputada Sílvia Cristina reagiu com indignação à retirada de famílias de produtores rurais, queima de casas, de currais e de cercas, em áreas documentadas, com título definitivo e escritura pública, após uma decisão Supremo Tribunal Federal (SFT), cumprida pela Força Nacional, Incra, Ibama e Funai em Alvorada do Oeste. 
 
No plenário da Câmara dos Deputados, ela fez um duro discurso criticando a retirada das famílias, que residem há décadas nas áreas. Há um impasse de sobreposição de áreas, por erro do Incra e da Funai. A Funai cedeu às pressões e incluiu áreas tituladas como sendo terras indígenas, o que não é verdade. O Incra, inclusive, já reconheceu que houve erro.
 
“Uma injustiça, uma covardia com famílias de produtores rurais que há décadas retiram da terra o seu sustento. Terra esta com título definitivo concedido pelo Incra, com escritura pública em cartório e mesmo assim são tratados como invasores, como criminosos. Isso é inaceitável e quero manifestar meu apoio às famílias e cobrar que o governo federal reveja essa situação vergonhosa”, desabafou a deputada.
 
Segundo a parlamentar, “independente se houve erro de sobreposição de áreas, pelo Incra e a Funai, essas pessoas possuem titulação e escritura pública. Título emitido pelo Incra não vale mais nada? Escritura pública em cartório, também não tem mais valor? Que insegurança jurídica vivemos. É inaceitável”.
 
Por ordem do STF e do governo federal, ocorre a Operação Desintrusão, utilizando o Exército, a Força Nacional, o Incra, o Ibama e a Funai estão atuando na linha 106, em Alvorada do Oeste, onde o clima é de terror entre os produtores rurais, com queima de currais, de casas e a retirada a força das pessoas de suas propriedades legítimas. 
 
Na linha 106, um dos atingidos pela operação é o produtor Benedito Chaves Leitão, o Seu Bené, que planta café e cria gado na sua área documentada de 237 hectares, com o Título Definitivo do INCRA nº 135325, emitido em 20 de setembro de 1.996, escritura pública do cartório de Alvorada do Oeste. 
 
Mas, nada disso foi suficiente e ele teve que deixar a sua propriedade e viu ser a sua casa, seu curral e demais benfeitorias queimarem e o pasto ser destruído.
 

FONTE: ASSESSORIA

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 29/10/2025 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
sobreira
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Novalar
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus