Com apoio do governador Marcos Rocha, exportação de tambaqui já supera todo o ano de 2024

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o alcance do feito inédito no setor de exportações que avança e, em apenas cinco meses de 2025, o estado já ultrapassou todo o volume exportado ao longo de 2024.
De janeiro a maio deste ano, as exportações rondonienses somaram mais de US$ 670 milhões, superando os US$ 608,4 milhões registrados no ano anterior. O principal motor desse avanço é a piscicultura, que vem ganhando espaço em mercados internacionais graças às ações articuladas pelo governo do estado.
Com uma política voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva e inserção global dos produtos rondonienses, o governador Marcos Rocha participou, em 2023, da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina, realizada no Peru.
O país, além de parceiro estratégico, integra hoje a rota logística de exportação do pescado rondoniense para outros destinos. “Mostramos ao mundo a qualidade do nosso pescado e agora colhemos os frutos. O crescimento das exportações comprova que Rondônia está no rumo certo: com mais oportunidades para os produtores e mais renda para o nosso estado”, afirmou o governador.
A presença de Rondônia no Pavilhão Brasil, durante o evento, possibilitou que empresários do estado firmassem contatos com compradores de diversas partes do mundo. Foram mais de 300 expositores de 17 países, consolidando rodadas de negócios que impulsionaram o setor. O tambaqui, símbolo da piscicultura local, ganhou destaque pela sua qualidade, sustentabilidade e regularidade de produção.
Atualmente, Rondônia possui uma estrutura produtiva robusta, com 6.948 piscicultores cadastrados, atuando em 19 mil propriedades que somam mais de 18 mil hectares de área de cultivo. A produção já ultrapassa 56.900 toneladas, com destaque para pólos como Ariquemes, Primavera de Rondônia e Cacaulândia, que lideram o crescimento e a exportação no setor.
.png)
FONTE: ASSESSORIA