Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como símbolo da identidade cultural de Rondônia. Realizado no Parque dos Tanques, em Porto Velho, o evento reúne todos os anos milhares de pessoas que prestigiam a beleza, a criatividade e a força das manifestações populares, com apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás, grupos folclóricos, além de música regional e uma variedade de comidas típicas.
A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, pela Lei nº 4.635, sancionada em 31 de outubro de 2019 pelo governador Marcos Rocha que ressalta a importância de manter viva esta tradição. Este ano, o Arraial Flor do Maracujá está marcado para acontecer entre os dias 1º a 10 de agosto, atendendo a uma solicitação da União Junina Portovelhense (UNAJUP), entidade que representa os grupos folclóricos de Porto Velho, evidenciando a atenção dada pelo governo de Rondônia às agremiações folclóricas.
TRADIÇÃO CULTURAL
Coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o Flor do Maracujá, que está ano chega à 41ª edição, rompe gerações trazendo nas temporadas de festas uma celebração rica em história, tradição e cultura, ingredientes fundamentais para a festa que envolve união, alegria e diversão para pessoas de todas as idades, fortalecendo laços com a sociedade e as tradições populares.
O governador Marcos Rocha enfatiza que, o Arraial Flor do Maracujá, além de manter viva a tradição, gera empregos e renda durante todos os dias do evento. “O Arraial Flor do Maracujá é uma das festas tradicionais mais esperadas, envolvendo a nossa cultura folclórica. O governo de Rondônia fortalece o comprometimento com a valorização das tradições populares. Dessa forma, destacamos a importância de cada quadrilha junina, cada boi-bumbá e cada grupo folclórico que representa o esforço de comunidades inteiras em manter viva a nossa história”, disse.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, reforçou o compromisso do governo de Rondônia em valorizar o setor cultural. “O Flor do Maracujá é um patrimônio do povo rondoniense. Nosso objetivo é assegurar que todas as agremiações possam se apresentar com excelência, honrando essa tradição tão querida”, afirmou.
.png)
FONTE: ASSESSORIA