Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio das 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Ouro Preto do Oeste, ofereceu duas denúncias contra pessoas investigadas por organização criminosa e tráfico de drogas nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra e Nova União.
As denúncias são resultantes de investigações e operações prévias deflagradas pelas Delegacias de Polícia Civil de Mirante da Serra e Ouro Preto do Oeste.
Em relação ao núcleo de organização criminosa identificado em Mirante da Serra, foram denunciadas 6 (seis) pessoas por organização criminosa armada e com utilização de adolescentes para a prática de crimes, tráfico de drogas praticado com violência, grave ameaça e intimidação coletiva, bem como nas dependências de estabelecimento prisional.
Quanto ao núcleo de organização criminosa identificado em Ouro Preto do Oeste, foram denunciadas 8 (oito) pessoas também por organização criminosa armada e tráfico de drogas com emprego de violência, ameaça e intimidação coletiva, bem como nas dependências de estabelecimento prisional, sendo apurado o envolvimento direto de um indivíduo que já se encontrava cumprindo pena em outro estado e mesmo assim comandava a prática de crimes nos municípios de Rondônia.
As investigações revelaram até o momento que os membros dos diferentes núcleos da Ocrim praticavam diversas modalidades de comércio ilícito de drogas, bem como realizavam cadastramento, cobranças e arrecadações para permitir o funcionamento das chamadas “bocas de fumo” situadas nos municípios, como forma de financiamento do grupo criminoso.
As condutas dos denunciados estavam colocando em grave risco a ordem pública local, tanto pelo tráfico de drogas e organização criminosa em si, quanto pelo aumento de crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, razão pela qual todos os denunciados encontram-se atualmente presos.
Agora inicia-se a fase judicial, com a notificação dos denunciados para a apresentação de defesa preliminar, posterior análise sobre o recebimento da denúncia pelo Poder Judiciário e designação de instrução processual, até o julgamento final sobre o mérito dos pedidos condenatórios formulados pelo MPRO.
Além disso, há uma terceira denúncia, na qual 3 (três) pessoas foram denunciadas pelo incêndio de um ônibus particular durante ataques criminosos em Mirante da Serra ocorridos no mês de janeiro de 2025.
Vale lembrar que o trabalho conjunto no combate às organizações criminosas pelos órgãos da segurança pública e Ministério Público já viabilizou Ação Civil Pública e obtenção de decisão judicial para demolição de um imóvel que era utilizado exclusivamente para a prática de crimes graves por membros de uma facção criminosa, com impacto direto na vizinhança e em toda a comunidade.
.jpg)
11/05/2026 : BUSCAS RETOMADAS Bope e BPChoque retomam buscas por jovem desaparecido após naufrágio no rio Machado, em Rondônia
09/05/2026 : Passagem de Comando do 1º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia
09/05/2026 : Professor de artes marciais investigado por crimes sexuais contra 8 adolescentes é preso
09/05/2026 : Operação entre polícias de Rondônia e Mato Grosso encontra corpos de vítimas do “tribunal do crime”
09/05/2026 : Tragédia na RO–479 mata cinco pessoas da mesma família em Rolim de Moura – Vídeo
08/05/2026 : PRF em Rondônia apreende mais de 270 kg de drogas durante fiscalização na BR–364
08/05/2026 : Frente fria deve provocar friagem em Rondônia e outros estados a partir de sexta–feira
08/05/2026 : Fuga alucinada termina com tiros e Policial da PRF ferido em Ji–Paraná – Vídeo
08/05/2026 : Menor envolvido com facção criminosa é apreendido com drogas pela PM no bairro Primavera em Ji–Paraná – Vídeo
08/05/2026 : Homem é preso após ameaçar ex mulher e o atual namorado em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus