Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou nesta segunda-feira, 10, que Rondônia será sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, que acontecerá em dezembro. O lançamento do evento ocorreu, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, reunindo autoridades, produtores e representantes da indústria. A iniciativa reforça a posição do estado como um dos maiores produtores de cacau do Brasil, promovendo a valorização da produção local e abrindo novas oportunidades de mercado.
"Nosso estado tem um cacau de qualidade reconhecido, e sediar esse concurso mostra que Rondônia está avançando cada vez mais no setor. Estamos investindo em tecnologia, capacitação e sustentabilidade para fortalecer nossos produtores e expandir nossa participação no mercado nacional e internacional", destacou Marcos Rocha.
Com mais de 8 mil toneladas produzidas anualmente, Rondônia ocupa a quarta posição no ranking nacional e se destaca como o segundo maior produtor de cacau da região Norte. Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o evento representa um reconhecimento ao trabalho dos produtores locais. "Esse concurso é um marco para a cacauicultura rondoniense, pois evidencia a qualidade do nosso produto e incentiva práticas sustentáveis e inovadoras no cultivo", afirmou.
CACAUICULTURA
O município de Cacoal foi escolhido para sediar a cerimônia de premiação, consolidando-se como um polo da produção cacaueira em Rondônia. O evento conta com a parceria de instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater, Idaron e o Centro de Inovação do Cacau da Bahia (CIC-BA), responsável pela análise sensorial das amêndoas, garantindo a credibilidade do concurso.
.jpeg)

.jpg)
04/03/2026 : Deputado Delegado Lucas Torres recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon
04/03/2026 : Alex Redano anuncia destinação de R$ 1 milhão para a saúde em Cacaulândia
04/03/2026 : Força Tática do 5° BPM prende duas mulheres com 81 porções de crack na zona Leste de Porto Velho – Vídeo
04/03/2026 : Homem é imobilizado por populares e preso após ameaçar familiares com faca em Porto Velho – Vídeo
04/03/2026 : Motociclista de 27 anos morre em trágico acidente na BR–364 em Ji–Paraná – Vídeo
04/03/2026 : ESTUPRO DE VULNERÁVEL– Homem foi preso suspeito de abusar de bebê e uma criança em Cacoal– Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus