Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Em uma iniciativa do governo de Rondônia em fortalecer a saúde integral das gestantes, em situação de vulnerabilidade social, o governador Marcos Rocha sancionou a Lei N° 5.949, de XX de janeiro de 2025, que assegura o direito à assistência psicológica, psiquiátrica e odontológica para as mulheres durante a gestação e no período pós-parto, ampliando o suporte oferecido pelo estado.
A nova legislação, que entrou em vigor após sua publicação no Diário Oficial do Estado de Rondônia, visa promover a saúde física e mental das mulheres no contexto da maternidade, oferecendo acompanhamento especializado em momentos cruciais. Com a medida, em Rondônia, as gestantes passam a ter acesso a um atendimento mais humanizado e eficaz, garantindo cuidados tanto psicológicos quanto odontológicos.
PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA EM FUNCIONAMENTO
Além da nova legislação, o governador Marcos Rocha implementou programas importantes voltados para a assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade social e financeira. Um exemplo é o programa Mamãe Cheguei, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
O programa oferece suporte por meio de ações integradas entre secretarias municipais de assistência e de saúde, com foco em mulheres que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As gestantes participantes do programa recebem um kit enxoval, que inclui itens essenciais para o cuidado do bebê, como travesseiro, jogo de lençol, banheira, fraldas, macacões, meias, cueiros e toalhas. Para ter acesso ao auxílio, as gestantes precisam atender a critérios específicos, como estar com os dados atualizados no CadÚnico e com a caderneta de gestante devidamente registrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
HUMANIZAÇÃO
O que torna os projetos do governo de Rondônia, ainda mais relevantes, é a humanização dos serviços prestados. As ações não se limitam a oferecer assistência médica e social, mas compreendem as necessidades específicas de cada gestante, respeitando suas realidades e garantindo que o acesso aos serviços seja realizado de forma eficaz.
03/07/2025 : Com 673 bilhões de litros de esgoto tratados em 2024, Aegea segue ampliando acesso ao saneamento
02/07/2025 : Homem é morto a tiros no meio da rua em Vista Alegre do Abunã – Vídeo
02/07/2025 : Jovem é perseguido e executado a tiros em Ouro Preto D'Oeste em Rondônia – Vídeo
02/07/2025 : Condutor foge da PM em alta velocidade, causa risco generalizado e escapa perseguição por Ji–Paraná – Vídeo
02/07/2025 : Confúcio Moura impulsiona retomada da cacauicultura em Jaru com apoio ao IFRO e agricultores familiares
02/07/2025 : Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil
01/07/2025 : SEGUNDA FEIRA CAÓTICA EM CACOAL – Vários acidentes de trânsito chamaram a atenção dos Cacoalense – Vídeo
01/07/2025 : GOLPE DA CARTA DE CRÉDITO CONTEMPLADA – Uma das vítimas perdeu R$ 24 mil reais – Vídeo
01/07/2025 : IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO – Motociclista avança preferencial e colide em automóvel em Cacoal – Vídeo
01/07/2025 : Motociclista não vê carro parado no semáforo e causa acidente com crianças em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus