Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Apesar de desejadas pelos moradores de Porto Velho, devido à severa estiagem dos últimos meses, as fortes chuvas e ventos intensos podem causar sérios danos às residências e áreas vulneráveis. Como medida de segurança, a Defesa Civil Municipal recomenda algumas medidas que podem evitar esses danos.
De acordo com o coordenador do órgão, Elias Ribeiro, o período de estiagem vai se estender até a segunda quinzena de novembro, no entanto, é prevista a ocorrência de chuvas antes mesmo do início do inverno amazônica. “Então, nesses casos, como a nossa região não é diferente das demais regiões amazônicas que já sofreram algumas tempestades, tem algumas recomendações que são muito importantes para nossa população”.
Em casos de chuvas e ventos fortes, vendavais e tempestades, a Defesa Civil recomenda:
– Não arriscar atravessar locais alagados; deve-se sempre procurar um local seguro;
– Outra recomendação importante é de que se o local estiver alagado, é bom evitar, se possível, o contato com as águas das enxurradas, que podem estar contaminadas, sendo um fator de risco, por ser um forte transmissor de doenças;
– No caso de alagações, é sempre importante rever suas atividades cotidianas para que possa realizar as atividades diárias em locais seguros, até que as águas baixem;
– Em caso de tempestades, é bom evitar ficar perto de árvores, postes e linhas elétricas e também dos semáforos, pois em caso de rompimento de fios elétricos, é essencial manter distância desses pontos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou para empresa de energia elétrica.
No caso de alagamentos que atinjam as residências, a Defesa Civil de Porto Velho, está atuando com duas equipes de plantão para realizarem o monitoramento dessas situações. A orientação para esses casos, para que se evite riscos e prejuízos materiais, é ligar imediatamente para os canais de atendimento.
“Caso ocorra uma chuva forte, a Defesa Civil tem uma estrutura sólida, temos embarcações, caso seja necessária a retirada das famílias. Nós temos uma boa equipe operacional treinada para prestar o socorro imediato e de maneira organizada, com os plantões funcionando para que as equipes cheguem o mais rápido possível”, assegurou Ribeiro.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Para solicitar atendimento imediato a população pode acionar a Defesa Civil, localizada na avenida Dom Pedro ll, 1038, esquina com Campo Sales.
Contatos:
Plantão – 199, das 8h às 18h
Plantão 24 Horas - (69) 98473 2112
Administrativo – (69) 3901 3020
22/10/2025 : PRF em Rondônia apreende quase 69 kg de drogas em caminhão em Pimenta Bueno – Vídeo
22/10/2025 : Polícia Civil cumpre mandados na Prefeitura de Costa Marques por falsos plantões médicos – Vídeo
22/10/2025 : Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes
21/10/2025 : Deputado Delegado Lucas realiza maior Festa do Dia das Crianças na história de Buritis e reúne mais de 4 mil pessoas
21/10/2025 : Alto Paraíso substitui ponte de madeira por tubos de aço corrugado com emenda do deputado Pedro Fernandes
21/10/2025 : Homem é assassinado a facadas no bairro Primavera, em Ji–Paraná – Vídeo
21/10/2025 : PM desmonta ponto de tráfico no Bairro São Francisco, em Ji–Paraná – Vídeo
21/10/2025 : Identificados – Casal morre em grave colisão entre moto e caminhonete na BR–364 entre Ji–Paraná e Presidente Médici
20/10/2025 : Homem é morto a tiros e esposa é baleada no bairro Alto Alegre em Ji–Paraná – Vídeo
20/10/2025 : SHOW DE AGRESSÕES – Jogo de handebol termina em agressões entre adversários em Cacoal – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus