
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, o Governo de Rondônia orienta sobre hábitos que podem levar ao sobrepeso e destaca o serviço oferecido pelo o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HB e a Policlínica Oswaldo Cruz – POC, que realizaram entre 2022 a 2023, o total de 76 cirurgias bariátricas. As duas unidades de saúde executam o acompanhamento juntamente com uma equipe multidisciplinar de 25 pacientes pré-operatórios.
O cirurgião Oziel Moura, orienta para os perigos da obesidade e o serviço de procedimento cirúrgico, que é indicado apenas em último caso para os pacientes. “Existem várias medidas que evitam uma cirurgia bariátrica, como a mudança dos hábitos alimentares, que é um grande influenciador da saúde em nossa vida, exercícios físicos ou seja mudança de um cotidiano mais equilibrado”, afirma.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Jefferson Rocha, destacou os investimentos na saúde do Estado. “Reformas e reestruturações estão ocorrendo no Hospital de Base com o objetivo de ofertar ainda mais atendimentos e suporte necessários para a população, com serviços especializados. Nossos profissionais estão qualificados e empenhados em oferecer um atendimento humanizado e com qualidade. O programa conta com especialistas e uma equipe multiprofissional à disposição para a população rondoniense”, garantiu.
SERVIÇO
Para o usuário Sistema Único de Saúde – SUS conseguir entrar no programa de bariátrica do HB, é necessário primeiramente se encaminhar para uma Unidade Básica de Saúde, onde o médico clínico realiza o encaminhamento, e a regulação entra em contato com solicitante para iniciar o tratamento, o acompanhamento inicial é realizado por uma equipe multidisciplinar da Policlínica Oswaldo Cruz – POC, onde tem em média a duração de dois anos.
Após o acompanhamento de psicólogos, nutricionista, clínico médico e endócrino e o paciente não obter resultados esperados, é feito o direcionamento para o procedimento cirúrgico, o qual realiza uma bateria de exames para avaliação de aptidão do paciente.
A paciente do programa, Daniela Andrade, que realizou a cirurgia há 2 anos, conta como o procedimento impactou no seu estilo e qualidade de vida. “Antes da cirurgia eu não gostava de sair, me arrumar e tinha muitos problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, e atualmente tenho uma autoestima melhor e estou livre dos problemas de saúde que tinha. Fico muito feliz pela equipe que me acolhe até hoje. Mudou minha vida completamente”, disse.
.jpg)
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus