
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Os números são assustadores: Uma em cada seis mulheres terá câncer de mama. No Brasil, são 73,6 mil novos casos anuais de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais incidente em mulheres em todas as regiões do país. É neste cenário que a campanha do Outubro Rosa, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, ganha a cada ano mais força.
Para a deputada federal Sílvia Cristina (PL), é o momento de chamar a atenção para a grave doença, mas acima de tudo para alertar para a importância de se cuidar, de fazer os exames e buscar o tratamento. "Aos 33 anos, descobri o câncer de mama e sei o quanto é doloroso enfrentar essa doença terrível. Fui mutilada, mas fiz todo o tratamento e graças a Deus estou curada e dando meu testemunho, para encorajar que outras mulheres se cuidem, que façam os exames e busquem o tratamento, caso haja a presença do câncer".
Para a parlamentar, "as autoridades de saúde pública precisam ainda mais investir na prevenção, no diagnóstico e no tratamento para que as mulheres possam ter acesso gratuito aos remédios e procedimentos mais modernos, de preferência próximos ao seu município".
Prevenção
Sílvia Cristina reforçou a necessidade de diagnóstico precoce, ressaltando que as mulheres precisam buscar os exames sempre, não apenas quando tiver nódulos na mama. "Acima dos 40 anos, precisam fazer os exames de forma rotineira. As mulheres com menos de 40 anos, devem fazer o autoexame continuamente. Temos casos de mulheres jovens com câncer de mama e isso tem sido motivo de discussão no Congresso Nacional, reduzir a idade para se fazer o exame, pois é o tipo de câncer que mais atinge e mata mulheres no país", completou.
Números
De cada 10 casos de câncer diagnosticado, um é de mama. Infelizmente, são 55% das pacientes diagnosticadas já com a doença em estágios avançados.
Outro número importante é que 44% das pacientes começaram o tratamento depois de 60 dias do diagnóstico, nos últimos três anos, mesmo tendo uma lei desde 2013 que assegura que o tratamento deve começar em até 60 dias.
E entre as mulheres que fazem tratamento da doença, 55% precisam sair de seu município para conseguir o acesso ao atendimento especializado. E 38% dos óbitos por câncer de mama são prematuros (pessoas entre 30 e 69 anos).
Os números são do https://www.radardocancer.org.br/
.jpg)
.png)
12/06/2026 : TRÁFICO DE DROGAS – Mulher de 27 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Vilhena – Vídeo
12/06/2026 : Motociclista é socorrido após avançar preferencial e colidir em carro em Cacoal – Vídeo
12/06/2026 : Discussão entre cunhados termina em morto por facada na zona leste de Porto Velho – Vídeo
12/06/2026 : Dupla é presa com drogas, colete balístico e dinheiro durante operação integrada em Porto Velho – Vídeo
11/06/2026 : Mais de R$ 55 milhões pagos em um mês já começam a transformar a vida dos rondonienses
11/06/2026 : VAZIO SANITÁRIO – Rondônia vive período de 90 dias sem plantio de soja – Vídeo
11/06/2026 : CASO ADALTON DE PAULA – Esposa de homem morto com tiro no peito está colaborando com investigações – Vídeo
11/06/2026 : Passageiro é conduzido para a delegacia com arma de fogo no aeroporto de Cacoal – Vídeo
11/06/2026 : Vídeo de Câmera de Segurança mostra atropelamento que deixa jovem em estado gravíssimo em Ji–Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus