Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) oficializa a troca de comando no Exército. O primeiro decreto exonera Marco Antônio Freire Gomes do cargo de comandante do Exército enquanto o segundo nomeia o general Júlio Cesar de Arruda para exercer interinamente a função.
Apesar de terem sido publicados hoje, ambos os decretos entram em vigor somente na próxima sexta-feira (30). A data de posse do novo comandante do Exército já havia sido antecipada pelo futuro ministro da Defesa, Jose Múcio, em coletiva de imprensa ontem (27) no Palácio do Buriti.
Perfil
O general Júlio Cesar de Arruda é o atual chefe do departamento de Engenharia e Construção do Exército. Nascido em 9 de janeiro de 1959, em Cuiabá, foi incorporado ao Exército em 1975. Dois anos depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras.
Durante sua vida militar, serviu em unidades de engenharia em Itajubá (MG), no Rio de Janeiro-RJ, em Cuiabá e em Brasília. Como tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (2000-2001) e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006.
Como coronel, realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Comandou a Escola de Administração do Exército/Colégio Militar de Salvador, foi instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em Itajubá (MG), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
No exterior, foi Observador Militar da Segunda Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UnavemI I) e assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Realizou o curso de Contraterrorismo e Cooperação Interagências na Universidade Nacional de Defesa, nos Estados Unidos.
Já como oficial general, foi comandante da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ), comandante de Operações Especiais em Goiânia, diretor de Educação Superior Militar no Rio de Janeiro, subcomandante de Operações Terrestres em Brasília, vice-chefe do departamento de Engenharia e Construção também em Brasília e comandante militar do Leste no Rio de Janeiro.
Dentre as condecorações com que foi agraciado destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz, a Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande Oficial, a Ordem do Mérito Naval - Grande Oficial, e a Ordem do Mérito da Defesa - Grande Oficial.
14/10/2025 : Morre mulher que comeu planta tóxica confundida com couve em MG
13/10/2025 : "Estava me sentindo no fundo do poço", diz PM condenada por lavar viatura
08/10/2025 : PF faz megaoperação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em todo o país
04/10/2025 : Duas pessoas morrem e outras duas ficam gravemente feridas em acidente na região de Maringá
04/10/2025 : VEJA VÍDEO; antes de morrer em acidente de carro, blogueira publicou stories curtindo balada com as amigas
30/09/2025 : TRE–RJ removerá seções eleitorais de áreas controladas por criminosos
29/09/2025 : Governo emite alerta após mortes por bebidas com metanol
29/09/2025 : FALSO AMOR: Estelionato sentimental passa a ser crime previsto no Código Penal brasileiro
27/09/2025 : Veja vídeo: jovem morre durante grave acidente na AM–070 no Amazonas
26/09/2025 : Tudo filmado: Barbeiro é executado por pistoleiro misterioso durante atendimento; veja vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus