
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.png)


Reunião ocorrida na manhã de hoje (16) em Ariquemes, entre as partes envolvidas no Projeto Cidades Inteligentes, definiram quais as próximas ações a serem realizadas para a sua conclusão. Estiveram presentes representantes do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, responsável pela formulação e execução do Projeto; a prefeita Carla Redano e técnicos da prefeitura de Ariquemes, parceira institucional na implementação da ação e a assessoria do senador Confúcio Moura, parlamentar que destinou Emendas no valor de R$ 23 milhões para a implementação do Projeto. Ariquemes é o primeiro município do estado de Rondônia e ser beneficiada com o “Cidades Inteligentes”.
A pauta da reunião se concentrou no alinhamento das informações sobre o andamento da ação, bem como o estágio de cada um dos eixos centrais do Projeto.
O Projeto Cidades Inteligentes se baseia em cinco eixos: a) Saúde, com a integração digital entre as unidades hospitalares do município e o prontuário eletrônico de todos os usuários da rede; b) Educação, com Informatização dos processos administrativos e gerenciais das escolas municipais, com a conectividade entre professores, alunos e familiares; c) Inovação e Empreendedorismo, com criação de um centro de empreendedorismo e inovação, para apoio aos potenciais empreendedores e aos empresários locais, e implantação de Ilhas digitais contendo computadores e internet livre para uso da comunidade; d) Governança, que consiste na implantação de um sistema informatizado de documentação para a gestão da Prefeitura; e)Segurança, com a implantação de uma central de videomonitoramento, conectada a câmeras de alta precisão de imagem, instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Segundo o reitor do IFRO, Edslei Rodrigues, presente à reunião, “já no início de 2023 entregaremos, no Eixo Educação, a totalidade da informatização das escolas e, no Eixo Segurança, a instalação de mais de 100 câmeras de videomonitoramento, o que dará mais segurança aos munícipes de Ariquemes”.
“A reunião de alinhamento é um momento importante para definirmos os encaminhamentos que vamos tomar em relação ao Projeto e quais eixos serão priorizado. Vimos que o eixo Educação e Segurança estão bem avançados. E pareciam coisas distantes da nossa realidade e, que agora, estão perto de nós. Agradeço ao senado Confúcio Moura pela sua visão, por pensar longe. O projeto Cidades Inteligentes vai mudar Ariquemes, vai melhorar a vida das pessoas”, afirmou a prefeita Carla Redano.

.jpg)
Assessoria
17/02/2026 : Urgente: Confronto com o BPTAR na Zona Sul de Porto Velho Deixa Dois Baleados – Vídeo
17/02/2026 : Adolescente paraense de 16 anos é apreendida com 20 kg de maconha na BR–364
16/02/2026 : Mulher é baleada e apenado monitorado é preso pelo 9º BPM em Porto Velho – Vídeo
16/02/2026 : AREA DE PLANTA DE SOJA CHEGA A MAIS DE 700MIL HEC EMBRAPA anuncia aumento na produção de soja em RO – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus