Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia



Em reunião nesta segunda-feira, 02, com representantes da Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Governo do Estado de Rondônia, representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), engenheiros agrônomos, Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Vale do Jamari (Arpavaj), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), foram tratados assuntos urgentes sobre o aumento expressivo no uso de agrotóxicos em função da expansão da produção de grãos no município, acarretando em volumes cada vez maiores de embalagens vazias, e os desafios encontrados no descarte correto.
Produtores rurais e todos os inseridos na cadeia produtiva agropecuária são chamados a participarem da campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, movimento que marca uma das atividades a serem celebradas no Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto.
A campanha pretente ter a adesão dos usuários e comerciantes destes insumos na produção agrícola, seguindo as devidas orientações quanto à manipulação e, principalmente, a destinação adequada das embalagens vazias, que dependem da realização de tríplice lavagem ou lavagem sob pressão seguidas da inutilização das mesmas, com a abertura de um ou mais buracos ao fundo.
De acordo com o engenheiro agronômo, Acir Braido, servidor da Sema, as embalagens podem ser entregues ao posto de recebimento da Arpavaj, que fica localizado no final da Avenida Canaã, esquina com a Linha Gaùcha. A ação vai contribuir com o processo de logística reversa, isto é, devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos. “Há necessidade de apoio por parte de todos os envolvidos, visando incentivar e melhorar os trabalhos de recolhimento destes materiais, evitando, assim, riscos ao meio ambiente e a saúde do homem do campo”. Destacou Acir.
Decom/PMA
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
09/07/2026 : PF DEFLAGOU OPERAÇÃO SORTIDA VERTIS contra grupo criminoso voltado ao tráfico internacional de drogas – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus