
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), em ação integrada com a Polícia Federal, 17ª Brigada de Infantaria de Selva e SESDEC, deflagrou na manhã da segunda-feira (23), a 2ª fase da Operação Canaã (nomeada Paiol), com objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à invasão de terras privadas e públicas estaduais.
Durante a ação, centenas de munições e arma de fogo foram apreendidas pela Polícia, durante o cumprimento de 27 medidas cautelares, sendo 14 mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão domiciliar e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Cacoal. Nesta segunda fase a investigação teve como alvos integrantes que comercializavam armas e munições como fuzis, escopetas, pistolas, carabinas e submetralhadoras para abastecer a Orcrim.
O armamento era então disponibilizado ao braço armado da organização criminosa, que as utilizavam tanto para invadir as propriedades quanto para, após a invasão, garantir a posse mediante violência e evitar a reintegração dos possuidores ou poder público.
Os delegados Fred Matos, Roberto dos Santos e Rondinelly Moreira, coordenaram a operação. As autoridades policiais esclareceram que a Organização Criminosa agia primeiro mapeando o local que seria o alvo da invasão e, usando armamento de alto calibre, invadiam a propriedade. A terra que era repartida, e era vendida aos camponeses e investidores mediante pagamento pecuniário, veículos e armas, sem contar que há promessa de legalização da posse após a tomada da terra.
O grupo tinha como alvo terras privadas na região de São Francisco do Guaporé, Machadinho d’Oeste, Porto Velho, bem como Áreas de Proteção Ambiental Estaduais. O nome da operação é em alusão ao local em que as armas e munições são armazenadas.
FONTE: RONDONIAGORA
02/07/2026 : Governo Federal anuncia R$ 525, 1 bilhões e juros menores para fortalecer o agro – VÍDEO
01/07/2026 : Ação rápida da Polícia Militar interrompe caso de violência doméstica e garante proteção à vítima – VÍDEO
01/07/2026 : Bitrem carregado com milho rompe em curva e mobiliza equipes para liberação da Estrada da Penal – VÍDEO
01/07/2026 : NOTA DE PESAR: Márcio Cadeirante
29/06/2026 : Entrevista com o delegado Flaviano José sobre caso do jovem que foi assassinado a tiros pelo cunhado – VÍDEO
29/06/2026 : Saúde pública de Rondônia recebe reforço com entrega de 51 novos veículos para 35 municípios
26/06/2026 : PF destrói 29 dragas usadas em garimpo clandestino no Rio Madeira
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus