Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
“O município vive uma situação crítica na segurança pública, o que vem causando insegurança à população ao longo dos anos, devido o número exagerado de internos em comparação aos demais presídios do estado de Rondônia.

Brian Griehl e Sandra Pires
Em busca de solução para os problemas no Centro de Ressocialização de Ariquemes (CRA), presídio de Ariquemes, o presidente da Subseção de Ariquemes da OAB Rondônia, Brian Griehl, reuniu-se na manhã desta terça-feira (01) com deputados estaduais da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO) e autoridades do setor.
A principal questão apontada pelo representante da Ordem é a superlotação na unidade. “Buscamos as autoridades em Porto Velho porque a solução a médio e longo prazo envolve questões políticas e administrativas, como a ampliação da unidade. Porém, ressaltamos a necessidade da tomada de medidas imediatas”.
“O município vive uma situação crítica na segurança pública, o que vem causando insegurança à população ao longo dos anos, devido o número exagerado de internos em comparação aos demais presídios do estado de Rondônia. Ele é o único com o triplo de internos para a sua capacidade”, explica ele.
Para Brian Griehl, a adequação do número de presos, contribuiria para a diminuição das fugas, e preservação dos direitos humanos dos internos. “Já houve uma redução do número de internos, mas ainda é muito superior ao que ele comporta. Da forma como está, acreditamos que essa é uma tragédia anunciada, pois a qualquer momento podem ocorrer novas rebeliões e novas fugas, e isso precisa ser evitado”.
Para o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, é papel da Ordem lutar contra a violação dos direitos humanos e em favor da sociedade. “Além disso, o aumentado número de presos e quantidade reduzida de agentes, tem cerceado o direito constitucional de defesa desses internos, uma vez que a situação dificulta a comunicação entre advogado e cliente”.
Participaram do encontro os deputados estaduais Anderson Pereira, Alex Redano, Adelino Follador e Cabo Jhony Paixão, o promotor de justiça Tiago Lopes, o defensor público Bruno Cajazeira, o secretário de Justiça (Sejus), Marcus Rito e a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Ariquemes, Sandra Pires.
Ascom OAB/RO
10/04/2026 : Homem baleado é transferido sob forte esquema de segurança para o hospital João Paulo II em Porto Velho – Vídeo
10/04/2026 : Motociclista sofre lesão grave no braço em acidente no Colina Park I em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Motociclista e ciclista ficam feridos após colisão e são socorridos pelo SAMU na BR–364 em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Grave acidente entre carro e moto é registrado na T–13 em Ji–Paraná – Vídeo
10/04/2026 : Conversão termina em acidente e motociclista é arremessado contra carro parado em Ji–Paraná – Vídeo
09/04/2026 : Polícia Militar intercepta plano de assalto e apreende adolescentes armados no centro de Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Força Tática apreende menor com drogas e desmantela ponto de tráfico em Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Ônibus escolar perde o freio, motorista pula do veículo e motociclista é atingido em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Confúcio Moura garante habilitação do SAMU para Ji–Paraná e Ouro Preto do Oeste
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus