
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (07.10.2020), a OPERAÇÃO KAWYRA, visando dar cumprimento a 03 (três) mandados de prisão preventiva, 06 (seis) mandados de prisão domiciliar e 12 (doze) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho/RO.
A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho/RO, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Reserva Indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.
As ações de hoje, realizadas em conjunto com a FUNAI e o Exército Brasileiro, decorrem da continuidade das investigações iniciadas na “Operação SOS Karipuna”, deflagrada em junho de 2019, na qual foi identificado um grupo que utilizava e permaneceu utilizando uma associação e uma empresa de georreferenciamento para iludir supostos compradores de lotes no interior da TI KARIPUNA, com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato (art. 171, CP), invasão de terras da União (art. 20, Lei nº 4.947/66), desmatamento ilegal (art. 50-A, Lei nº 9.605/98), constituição e participação em organização criminosa (art. 2º, Lei nº 12.850/13), bem como lavagem de dinheiro (art. 1º, Lei 9.613/98).
Os presos após ouvidos na sede da Polícia Federal serão encaminhados para o sistema prisional estadual onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
O termo “KAWYRA” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.
.jpg)
24/03/2026 : Colisão entre dois carros deixa mulher ferida na região central de Porto Velho – Vídeo
24/03/2026 : Homem é morto a coronhadas na cabeça em bar na comunidade Água Azul no km 23 da BR–319 no Amazonas – Vídeo
24/03/2026 : Mulher é presa por tráfico de drogas no Bairro Flamboyant após denúncia de foragido armado em Porto Velho – Vídeo
24/03/2026 : Homem de 54 anos é preso por porte ilegal de arma em clube no Bairro Jardim Santana em Porto Velho – Vídeo
24/03/2026 : Fiat estrada é destruída por incêndio na região central de Porto Velho – Vídeo
24/03/2026 : “Daniel do Facão” suspeito de esfaquear rival em bar se apresenta na homicídios de Ji–Paraná – Vídeo
24/03/2026 : Invasão de preferencial deixa carro com a frente destruída em Ji–Paraná – Vídeo
24/03/2026 : Motociclista corta caminho por posto e bate contra carro na L–94 em Ji–Paraná – Vídeo
24/03/2026 : PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM CACOAL – Homem alegou que arma era para sua defesa após receber ameaças – Vídeo
24/03/2026 : ESTELIONATO – Carro suspeito de golpe foi apreendido em Cacoal – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus