Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Na quinta-feira (1), a primeira-dama e secretária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seas), Luana Rocha participou ao vivo da live “Mais Mulheres na política: Eleições 2020” que contou com a presença de Cristiane Britto, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O encontro teve como objetivo mobilizar a sociedade para um trabalho conjunto de projeção do público feminino nos espaços em que há predominância masculina, elevar o número de mulheres eleitas no pleito de 2020, combater a violência política contra mulheres e disseminar informações sobre esse tipo de violência.
De acordo com dados do Cadastro Eleitoral, o Brasil possui mais de 77 milhões de eleitoras, e embora pareça um número alto, o dado representa apenas 52,5% de um total de 147,5 milhões de eleitores. Nesse sentido, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) lançou a campanha “Mais Mulheres na Política” com o objetivo de levar informações para as candidatas sobre todo o funcionamento do processo eleitoral. Os conteúdos práticos e explicativos estão disponibilizados gratuitamente neste link. Eles abordam temas voltado ao planejamento da campanha, financiamento, propaganda eleitoral e a importância do combate à violência política.
A live contou com a participação especial da secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto
Durante a fala, Luana Rocha abordou a importância da organização diante de uma eleição. Segundo ela, é essencial que as mulheres que estão dando os primeiros passos na política pesquisem e busquem o máximo de informações sobre o tema.
“É preciso ter consciência e organização para entrar na política. Itens fundamentais para que a campanha tenha êxito do começo ao fim”, destacou.
O encontro on-line trouxe palestras e conteúdos voltados à temática da representatividade feminina nas eleições. A participação da população e principalmente mulheres com perguntas e dúvidas sobre o tema contribuiu para o enriquecimento do conteúdo.
Cristiane Britto agradeceu pelo convite e incentivou as mulheres a denunciarem atos que configuram violência política. “A campanha ‘Mais Mulheres na Política’, além de incentivar a participação feminina, busca ainda alertar sobre a importância de denunciar ações que buscam desestimular mulheres a participem da política”, ressaltou a secretária Nacional de Políticas para Mulheres.
A violência política, segundo a secretária nacional, configura ações que vão desde agressões físicas, psicológicas, sexuais e verbais contra candidatas, eleitas ou nomeadas no exercício da função pública. O “Mais Mulheres na Política” faz parte do projeto “Mais Mulheres no Poder”, que visa conscientizar a sociedade sobre a participação política das mulheres e a representatividade nas eleições.
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus