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Responsável por mais de seis mil quilômetros de rodovias nos 52 municípios de Rondônia, sendo que desse total quase 5 mil quilômetros sem pavimentação asfáltica e outros mais de mil quilômetros asfaltados, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) tem trabalhado com intensidade nas execuções de serviços de manutenção, priorizando as estradas que estão sob domínio do Governo de Rondônia.
Um novo modelo de gestão está sendo seguido pelo gestor da pasta que, acompanhado da sua equipe formada por técnicos de engenharia, já percorreu 100% das rodovias sob responsabilidade do DER. Com as visitas in loco, o diretor Elias Rezende identificou inúmeros gargalos na execução dos trabalhos, dentre eles, serviços executados por meio de termos de cooperação com as prefeituras na manutenção de estradas vicinais. “Sabemos que todas as estradas são de grande importância para o desenvolvimento de Rondônia, porém, o nosso foco principal, neste momento, é cuidar das rodovias que encontram-se sob a competência do Poder Executivo Estadual. Seguimos trabalhando para garantir melhor trafegabilidade em nossas rodovias estaduais; lembrando que, o DER é responsável pelo repasse do recurso do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha) às prefeituras, utilizado na recuperação das estradas municipais e compras de equipamentos”, destaca o diretor-geral do DER.
Rezende também destacou que, neste ano de 2020, o repasse do recurso do Fitha já foi 100% realizado. “As administrações municipais de Rondônia contam com o valor de mais de R$ 20 bilhões de recursos destinados à manutenção das estradas rurais, repassados pelo DER, por meio do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha)” informa.
O DER conta, atualmente, com 14 Residências Regionais, quatro usinas para produção de massa asfáltica e uma Gerência de Ações Urbanísticas (CAU), em Porto Velho. O Coordenador de Operações e Fiscalização do DER, engenheiro Adriano Fortunato, informou que, no momento, 44 frentes de trabalho estão executando a manutenção das estradas com diversos serviços como: recuperação de pontes, tapa-buracos, pavimentação, patrolamento, encascalhamento, drenagem, limpeza lateral, sinalização e substituição de pontes por tubos metálicos, além das rodovias atendidas por empresas contratadas por meio de licitação. “Os trabalhos seguem com intensidade, mesmo com os efeitos da pandemia e as equipes reduzidas, estamos buscando formas de fortalecer a ações, executando com qualidade e técnica para garantir os melhores resultados na infraestrutura das rodovias antes do período chuvoso, como também, fazer melhor uso dos recursos públicos”, informa o coordenador.
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