
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Agricultores familiares da pecuária leiteira estão sendo beneficiados com a entrega de mais de 200 equipamentos agrícolas do projeto de apoio à produção de leite. O Governo de Rondônia está realizando a entrega aos escritórios da Empresária de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nos 52 municípios do Estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite) e deverá atender 250 produtores de leite diretamente, e 750 produtores indiretamente.
A agricultura familiar representa 85% das unidades produtivas agrícolas de Rondônia, mas é notório que muitas enfrentam problemas devido a dependência de insumos e implementos, concorrência de mercado e até falta de mão de obra capacitada para desenvolver as atividades no segmento leiteiro. O Proleite veio para tentar resolver ou minimizar esses problemas, trazendo cursos de capacitação, orientação e assistência técnica, além de implementos agrícolas, visando fortalecer a atividade e contribuir para o desenvolvimento da família rural no campo.
Com recursos do Fundo Proleite, o governo estadual adquiriu 100 pás agrícolas com articulação hidráulica e capacidade mínima de 320 litros de carga, afim de auxiliar o carregamento de terra e composto orgânico em pequenas propriedades; 52 carretas agrícolas basculantes com capacidade de volume para 6 m3 de peso para, no mínimo, cinco toneladas, para serviços de manejo e transporte especial de silagem, adubos, grãos, fritas e demais produtos secos, úmidos, leves ou pesados; e 52 distribuidores de calcário e fertilizantes orgânicos com capacidade de carga mínima de 1,4 m3, que será essencial no auxílio ao processo de adubo, permitindo o crescimento dos diversos tipos de alimentos cultivados.

Também foram adquiridos um caminhão com tanque criogênico para auxiliar na distribuição de nitrogênio líquido aos produtores de leite, assistidos pelo governo do Estado, com assistência técnica da Emater-RO; e 40 botijas para armazenamento de sêmens, com capacidade mínima de 20 litros de nitrogênio, com autonomia de nitrogênio estático (litros/dia) inferior a 0,10 e seis canecas para armazenamento do sêmen, totalizando, todos os equipamentos, um montante de R$ 1.917.741,32.
As ações a serem desenvolvidas com esses equipamentos serão acompanhadas pela Emater, que conta hoje com um quadro funcional de profissionais médicos veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária e engenheiros agrônomos capacitados para atuar nesse segmento. Com 83 unidades operacionais instaladas nos 52 municípios, a autarquia possui infraestrutura para atender às demandas das comunidades rurais, com o compromisso de prestar assistência técnica e extensão rural de qualidade.
Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus