
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

O Procon Rondônia, órgão público de defesa do consumidor, realiza entre quinta (6) e sexta-feira (7) uma fiscalização em postos de combustíveis para apurar as denúncias de aumento abusivo nos preços da gasolina e do diesel que foram relatadas pelos consumidores. Apenas no primeiro dia de fiscalização foram seis postos que receberam um auto de infração e terão que responder a processo administrativo.
Nos postos autuados, foi constatado que o preço da distribuidora não tinha aumentado, mas mesmo assim foi repassado um aumento para os consumidores, essa é situação que tipifica o aumento abusivo segundo Estevão Ferreira, coordenador do Procon Rondônia.
“O Código de Defesa do Consumidor tipifica no artigo 39, inciso X, que a elevação sem justa causa do preço de produtos e serviços caracteriza prática abusiva. Os donos dos postos precisam estabilizar os preços, pois a população sofre muito com essa gangorra de valores e não consegue se programar. Caso comprovado as irregularidades, seria uma ação absurdamente lesiva ao consumidor rondoniense e nós, como órgão de proteção e defesa do consumidor, não podemos permitir essas manobras. Dessa vez estamos usando o instrumento de maior punição do Procon Estadual que são os autos de infração que podem culminar em multas consideráveis”, conclui Estevão.
Segundo o gerente de fiscalização, Vitor Ferrare, a ação foi desencadeada para apurar as inúmeras denúncias que o Procon Rondônia recebeu. “Tivemos quedas consecutivas do preço nas refinarias, agora em fevereiro tivemos outro de 4% na gasolina e com base nesse reajuste a tendência é que o combustível diminuísse de preço, mas aconteceu o inverso, o combustível aumentou”.
A denúncia pode ser feita no Tudo Aqui, em Porto Velho, ligando 151 ou pela internet no site https://www.consumidor.gov.br
04/02/2026 : Acidente entre carreta e ônibus deixa vários feridos em Porto Velho – Vídeo
04/02/2026 : URGENTE: GRAVÍSSIMO ACIDENTE ENTRE CARRETA E ÔNIBUS DEIXA VÁRIOS FERIDOS EM PORTO VELHO; VÍDEO CHOCANTE!
04/02/2026 : URGENTE: FOI ENCONTRADO COM VIDA JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO NA ÁREA RURAL DE CACAULÂNDIA É ENCONTRADO
04/02/2026 : Mulher tem perna dilacerada em acidente envolvendo moto e caminhão
04/02/2026 : Idoso e cunhado são atacados a tiros na zona Leste de Porto Velho
04/02/2026 : AÇÃO RÁPIDA: Polícia Penal frustra tentativa de fuga em presídio de Rondônia
04/02/2026 : NO PARANÁ: Caminhão com placa de PVH é apreendido com 1,6 tonelada de maconha
04/02/2026 : EXECUÇÃO: Bandido encapuzado chegou atirando em irmãos em bar; Carro foi apreendido – Vídeo
03/02/2026 : Deputado Delegado Lucas apresenta indicação para construção de rotatória em Vila União
03/02/2026 : Elemento é detido pela Polícia Militar após ameaçar a mãe em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus