25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 07/02/2020 Compartilhe esta notícia

Adelino Follador participa do lançamento do Programa de Segurança Rural em Alto Paraíso

Com o objetivo de ouvir a comunidade e participar do lançamento do Programa de Segurança Rural para o Vale do Jamari, o deputado Adelino Follador (DEM) esteve nesta terça-feira (04), no 3º GP da Polícia Militar, em Alto Paraíso, junto com o Comandante Geral da PMRO, Coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, Comandante do 7º BPM, major PM Robinson Brancalhão da Silva,  policiais que atuam na região e lideranças locais.

Apresentado pelo major PM Robinson, foi destacado que o Programa tem foco na utilização da tecnologia e georreferenciamento para a aproximação entre polícia e comunidades, gerando agilidade na comunicação e aumentando o poder de reação da Polícia. Para isso serão utilizados rádios de comunicação via satélite, fazendo com que a comunicação ocorra em qualquer área, formação de grupos de comunicação fechada em redes sociais, drones, cadastramento de bens e pessoas de cada propriedade rural, e utilização da inteligência com metodologia de atuação e análise criminal adequada. 

Na ocasião, alguns representantes da comunidade e pessoas que foram vítimas em ações criminosas na zona rural deram depoimentos, colaborando com informações importantes para o aperfeiçoamento do Programa.

O deputado Adelino parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa e também ao comandante Daniel, do GP de Alto Paraíso, pelo esforço, dedicação e parceria com a comunidade, e se colocou à disposição para ajudar através de emenda, que seja investido na aquisição de equipamentos que colabore com a eficácia do trabalho Policial.

“Parabenizo também ao comandante geral que fez um esforço muito grande para garantir a contratação de 400 policiais, fortalecendo o efetivo policial, sendo distribuídos em todo estado, este Programa apresentado aqui já está dando certo na região do RO-479, nos últimos dias a quantidade de roubos, especialmente camionete, têm sido muito grande na região e é preciso dar uma resposta rápida, pois camionete nos dias de hoje não é luxo, é um instrumento de trabalho, especialmente ao homem do campo”. Disse Follador.

O comandante do GP, Sargento Daniel, disse que foi feito a implantação da patrulha rural, e conta com efetivo de 19 policiais, com a previsão da chegada de mais dois, a implantação do Programa e chegada de novas viaturas, que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) está providenciando, tem certeza que garantirá muito mais segurança na zona rural.

O Comandante geral da PM, Coronel PM Mauro Ronaldo, falou que o deputado Adelino Follador é um interlocutor, que tem mantido ele informado das ocorrências e necessidades da região do Vale do Jamari. Sobre a criminalidade disse que os criminosos estão migrando para outras áreas, formando um novo cangaço, focando principalmente a área rural.

“A polícia tem se preparado com georreferenciamento e tecnologia, Incluindo muitos outros setores para que participem diretamente na logística de combate ao crime, estamos buscando apoio para conseguir aparato de tecnologia e viaturas para que seja completo todo planejamento logístico, monitorando e intensificando o patrulhamento rural, a forma praticada pelos criminosos atinge não só os bens roubados, mas também o psicológico dessas famílias que são vítimas, e é preciso que o estado atue firme”. Falou o comandante Ronaldo.

O agricultor Arno disse que a comunidade tem sido parceira da polícia, especialmente com as informações para ajudar na elucidação de crimes, disse ainda que confiam nas autoridades e espera que as ações propostas façam a diferença. 

O também agricultor Ricardo falou da necessidade de mais quatro viaturas para atender a demanda do município e destacou o grande território atendido pelo GP de Alto Paraíso, parabenizando o comando local pelo esforço. 

Outro morador, o Mauricio, falou sobre as leis, que segundo ele, além de não favorecer o homem do campo, e em muitos casos só atrapalha, ainda criticou a Lei de abuso de autoridade, dizendo que criminosos não pode mais ser mostrado para que o cidadão possa reconhecer e ter a oportunidade de se prevenir. 

A moradora Edna relatou que foi vítima de criminosos e que se tivesse um efetivo maior poderia ser evitado, sendo que foram três roubos de formas parecidas e um seguido do outro, sendo que passaram a noite sendo aterrorizados com arma na cabeça. 

O Major Robson, comandante 7º BPM, disse que assim que assumiu o Batalhão em 2018, tem levantado estudos e análises sobre as ações criminosas no Vale do Jamari, que tem praticamente a metade das estradas vicinais de Rondônia, em um complexo com muitas saídas. 

 

Rádio FM 

Ainda em Alto Paraíso, o deputado Adelino Follador esteve na rádio Parecis FM, com o Josil e o Albert, onde falou de suas ações parlamentares e sobre o Programa de Segurança Rural, que acredita muito em sua eficiência para o combate a roubos na zona rural.

Fotos e Texto: Assessoria

Data: 07/02/2020 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
moto mil
Novalar
LORYAL
Adubar no Site
Tigrão Veículos
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus