25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Data: 13/12/2019 Compartilhe esta notícia

Prefeitura de Ariquemes promove “3° Encontro Ecológico” para coletar castanhas e recuperar nascentes

Ação é realizada em conjunto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC). Projeto Preserva Reserva tem a meta de recuperar 100 nascentes até o final de 2020.

A Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), realizou na terça-feira (10), o 3º “Encontro Ecológico” para a colheita de castanhas e recuperação de nascente. A ação foi realizada em duas propriedades rurais do Travessão B-40, na BR-421 e teve a participação de alunos da Escola Municipal Vinícius de Moraes, voluntários do Projeto Jovem Aprendiz, técnicos agropecuários e alunos de gestão ambiental do IFRO.

Inicialmente, o grupo com cerca de 50 voluntários se reuniram na propriedade do Sr. Fábio Schmidt, onde foram recebidos com um café da manhã. Em seguida, o grupo coletou os ouriços da castanha, que serão encaminhadas para o banco de sementes da SEMA.



Conforme o engenheiro agrônomo da SEMA, Acir Braido, o agricultor realiza a doação das sementes há três anos, o que contribui para a manutenção do viveiro existente no Parque Botânico. “O Flávio Schmidt já tem esse costume de doar os ouriços de castanha, que nos ajuda muito. As sementes são plantadas no viveiro e depois são distribuídas, para que assim, contribua com outros produtores. Então o evento também visa sensibilizar mais voluntários para doarem sementes ao Banco de Sementes da SEMA.” Destacou.

Depois da colheita, os participantes se deslocaram para a propriedade rural do Luis Carlos, que fica na mesma localidade, para realizarem a recuperação de uma nascente, fazendo a revegetação da mata ciliar. O agrônomo da SEMA ainda detalhou que a recuperação faz parte do Projeto “Preserva Reserva”, onde na ocasião, foram plantadas mais de 200 mudas de árvores frutíferas nativas da região como Castanha, Cacau, Cupuaçu, Açaí, Garapa, Samã, Jatobá, Pupunha, Uvaia, Abil e outras.

“Esse Projeto visa recuperar 100 nascentes na cidade de Ariquemes até o fim de 2020. Então as nascentes que estão assoreadas e degradadas, passarão por uma limpeza e depois acontece a plantação das mudas para a recuperação da sua mata ciliar.”

A secretária da SEMAIC, comentou sobre o trabalho da pasta desempenhado em parceria com a SEMA no projeto para melhorar o meio ambiente da região. “O nosso maquinário realizou a limpeza do assoreamento da nascente e a SEMAIC continuará colaborando para realização do Projeto Preserva Reserva, com a disponibilização dos maquinários necessários para a execução dos serviços, visando a preservação das nascentes e garantindo água às futuras gerações.” Comentou.

Além do trabalho ambiental, a propriedade Sr. Luís Carlos também foi beneficiada recentemente pela SEMAIC com a Assistência Técnica Gerencial (ATeG), o qual é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A ação consiste na visita técnica mensal e individual de um corpo técnico do SENAR para instruir os produtores visando o aumento da eficiência produtiva. Com a ATeG, os produtores conseguiram ter um aumento qualificativo na produção de leite.

Fonte: Ariquemes.ro.gov.br

Data: 13/12/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
moto mil
Novalar
sobreira
Adubar no Site
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus