Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Cerca de 20 funcionários de uma empresa privada receberam uma palestra sobre o “Setembro Amarelo”, nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Setor 2.
Durante o encontro, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cristina Roman, passou dicas e cuidados a serem tomados no dia a dia para conseguir desenvolver uma rotina mais participativa com a família e amigos, como uma forma de prevenção aos males que possam culminar no suicídio.
“O mês de setembro vem com o intuito da gente falar como podemos evitar ou como podemos ajudar as pessoas para que não cometam o suicídio. A ideia da prevenção não parte só para as unidades de saúde, mas também prevenindo com os funcionários junto às empresas, para conseguirmos atingir uma gama maior de pessoas. Aqui falamos para pais, mães, filhos, irmãos, e, com certeza, essas pessoas irão disseminar tudo o que viram dentro de casa ou com os amigos, formando uma corrente de prevenção”, detalhou.
A gerente da empresa, Márcia Nascimento, ressaltou que a palestra foi muito produtiva e de grande relevância para toda a equipe ter um melhor acolhimento com as pessoas debilitadas.
“Tem sido comum ver algum funcionário com problema de saúde, depressão ou distúrbio de comportamento nas empresas e a gente não consegue identificar. Às vezes, os colegas até julgam essa pessoa, mas não sabem a necessidade dela ou como ajudá-la e a palestra deixa a gente mais consciente em olhar para a própria família ou um amigo e poder ajudar” (sic), comentou.
A depressão não é fraqueza, preguiça, estado de espírito ou falta de fé e assim como tantas outras doenças, consiste em uma condição que pode ser tratada, mas que a pessoa precisa ser forte para buscar ajuda e pedir apoio. Em Ariquemes, as pessoas podem procurar ajuda nas UBS mais próximas das residências ou no CAPS, que está localizado na Rua das Papoulas, no Setor 4.
Outra alternativa existente é a roda de conversa, com a presença de psicólogos, que acontecem de forma gratuita nos seguintes locais:
As pessoas também podem buscar emocional através do ‘Ligue 188’, o Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todos que querem conversar pelo telefone.
Ariquemes.ro.gov.br
11/07/2025 : Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto
11/07/2025 : Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural
10/07/2025 : PRF dá cumprimento a 4 mandados de prisão em Rondônia
10/07/2025 : Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas
09/07/2025 : PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho
09/07/2025 : Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia
09/07/2025 : Deputado Delegado Lucas comemora recorde de público na Expobur 2025 e agradece apoio da população de Buritis
09/07/2025 : Batida Frontal entre carro e caminhão deixa idoso preso às ferragens na L–94 em Ji–Paraná – Vídeo
09/07/2025 : Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus