Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Cerca de 20 funcionários de uma empresa privada receberam uma palestra sobre o “Setembro Amarelo”, nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Setor 2.
Durante o encontro, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cristina Roman, passou dicas e cuidados a serem tomados no dia a dia para conseguir desenvolver uma rotina mais participativa com a família e amigos, como uma forma de prevenção aos males que possam culminar no suicídio.
“O mês de setembro vem com o intuito da gente falar como podemos evitar ou como podemos ajudar as pessoas para que não cometam o suicídio. A ideia da prevenção não parte só para as unidades de saúde, mas também prevenindo com os funcionários junto às empresas, para conseguirmos atingir uma gama maior de pessoas. Aqui falamos para pais, mães, filhos, irmãos, e, com certeza, essas pessoas irão disseminar tudo o que viram dentro de casa ou com os amigos, formando uma corrente de prevenção”, detalhou.
A gerente da empresa, Márcia Nascimento, ressaltou que a palestra foi muito produtiva e de grande relevância para toda a equipe ter um melhor acolhimento com as pessoas debilitadas.
“Tem sido comum ver algum funcionário com problema de saúde, depressão ou distúrbio de comportamento nas empresas e a gente não consegue identificar. Às vezes, os colegas até julgam essa pessoa, mas não sabem a necessidade dela ou como ajudá-la e a palestra deixa a gente mais consciente em olhar para a própria família ou um amigo e poder ajudar” (sic), comentou.
A depressão não é fraqueza, preguiça, estado de espírito ou falta de fé e assim como tantas outras doenças, consiste em uma condição que pode ser tratada, mas que a pessoa precisa ser forte para buscar ajuda e pedir apoio. Em Ariquemes, as pessoas podem procurar ajuda nas UBS mais próximas das residências ou no CAPS, que está localizado na Rua das Papoulas, no Setor 4.
Outra alternativa existente é a roda de conversa, com a presença de psicólogos, que acontecem de forma gratuita nos seguintes locais:
As pessoas também podem buscar emocional através do ‘Ligue 188’, o Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todos que querem conversar pelo telefone.
Ariquemes.ro.gov.br
28/08/2025 : Legítima Defesa: Após 8 meses preso, júri decide que Moisés agiu em legítima defesa – Vídeo
28/08/2025 : Homem Queimado Pela Esposa em Ji–Paraná Morre Após Dias Internado na UTI – Vídeo
27/08/2025 : PF prende duas pessoas por queimada ilegal em Rondônia
27/08/2025 : Deputado Delegado Lucas prestigia 2º Shopping de Touros em Rio Pardo e destaca potencial pecuário da região
27/08/2025 : Mulher fica ferida em acidente em cima do viaduto de Ji Paraná – Vídeo
27/08/2025 : Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de suspeitos e recuperação de motocicleta em Rio Crespo
27/08/2025 : PRF em Rondônia realiza leilão virtual de veículos oficiais classificados como inservíveis
27/08/2025 : Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina
26/08/2025 : Governador Marcos Rocha investe mais de R$ 1,6 milhão na manutenção de hospitais
25/08/2025 : Cerca de 500 quilos de cocaína e skunk são localizados em Rolim de Moura – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus