25 de Janeiro de 2010 19:34:25
logo
SUPREMAX

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

SUPREMAX

Data: 11/09/2019 Compartilhe esta notícia

SEMSAU de Ariquemes promove palestra sobre ‘Setembro Amarelo’ a funcionários de empresa

No encontro, ocorrido no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, psicóloga falou sobre métodos de prevenção e forma de acolher as pessoas.   

Cerca de 20 funcionários de uma empresa privada receberam uma palestra sobre o “Setembro Amarelo”, nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Setor 2.

Durante o encontro, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cristina Roman, passou dicas e cuidados a serem tomados no dia a dia para conseguir desenvolver uma rotina mais participativa com a família e amigos, como uma forma de prevenção aos males que possam culminar no suicídio.

“O mês de setembro vem com o intuito da gente falar como podemos evitar ou como podemos ajudar as pessoas para que não cometam o suicídio. A ideia da prevenção não parte só para as unidades de saúde, mas também prevenindo com os funcionários junto às empresas, para conseguirmos atingir uma gama maior de pessoas. Aqui falamos para pais, mães, filhos, irmãos, e, com certeza, essas pessoas irão disseminar tudo o que viram dentro de casa ou com os amigos, formando uma corrente de prevenção”, detalhou.

A gerente da empresa, Márcia Nascimento, ressaltou que a palestra foi muito produtiva e de grande relevância para toda a equipe ter um melhor acolhimento com as pessoas debilitadas.

“Tem sido comum ver algum funcionário com problema de saúde, depressão ou distúrbio de comportamento nas empresas e a gente não consegue identificar. Às vezes, os colegas até julgam essa pessoa, mas não sabem a necessidade dela ou como ajudá-la e a palestra deixa a gente mais consciente em olhar para a própria família ou um amigo e poder ajudar” (sic), comentou.

Tratamento da depressão

A depressão não é fraqueza, preguiça, estado de espírito ou falta de fé e assim como tantas outras doenças, consiste em uma condição que pode ser tratada, mas que a pessoa precisa ser forte para buscar ajuda e pedir apoio. Em Ariquemes, as pessoas podem procurar ajuda nas UBS mais próximas das residências ou no CAPS, que está localizado na Rua das Papoulas, no Setor 4.

Outra alternativa existente é a roda de conversa, com a presença de psicólogos, que acontecem de forma gratuita nos seguintes locais:

  • Segundas-feiras às 19h30: Auditório Ariquemes, na Avenida Capitão Sílvio
  • Terças-feiras às 18h30: Igreja São Francisco de Assis, na Avenida Canaã, Setor 1
  • Quartas-feiras às 19h30: Escola Ágape, Avenida Juscelino Kubitschek
  • Quintas-feiras às 19h30: Igreja São Francisco de Assis, na Avenida Canaã, Setor 1

As pessoas também podem buscar emocional através do ‘Ligue 188’, o Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todos que querem conversar pelo telefone.

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 11/09/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Superemax Direito
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2019 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Buscazip, Guiaking Empresas