Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Porto Velho, RO - A deputada federal Sílvia Cristina (PDT-Rondônia) despertou a fúria das redes sociais na noite desta quarta-feira ao votar a favor de retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro da Justiça, Sérgio Moro.
O voto da deputada rondoniense atende atende a um desejo de parlamentares flagrados pela Lava Jato e que queriam se vingar do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça.
Em entrevista ao Jornal Nacional há alguns dias, o ministro antecipou o que aconteceria se o Coaf saísse do controle do Ministério da Justiça:
“Em matéria de segurança pública e enfrentamento ao crime organizado, a integração é tudo. Nós, então, entendemos que o Coaf é um órgão extremamente importante para a prevenção da lavagem de dinheiro. E isso vai facilitar a integração principalmente com os órgãos policiais e do Ministério Público.
Assim, isso vai facilitar o enfrentamento a lavagem de dinheiro, ao crime organizado e a corrupção. Essa é a ideia. O presidente Bolsonaro, assim como eu, nós respeitamos a decisão do Congresso. Nós estamos respeitosamente querendo convencê-los de que o melhor lugar para o Coaf é aqui no Ministério da Justiça. Agora, evidentemente, a decisão é dos parlamentares.”
Nesta quarta-feira, Sílvia Cristina e mais 227 colegas decidiram que o Coaf deve sair do controle de Sérgio Moro. Outros 210 parlamentares votaram por manter o órgão sob o comando do ex-juiz federal, que se notabilizou por mandar para a cadeia vários corruptos envolvidos na Operação Lava Jato.
O Coaf é essencial para o rastreamento de fluxos de dinheiro ilegal. Com o avanço da tecnologia digital e a elevada informatização do sistema bancário do país, o conselho, criado em 1998, se converteu em ferramenta básica na segurança pública.
MORO LAMENTOU
Sergio Moro lamentou a decisão do plenário da Câmara que transferiu o Coaf para o Ministério da Economia.
“Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte do debate democrático. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do Coaf”, disse a O Antagonista.
A devolução do Coaf para o Ministério da Economia enfraquece o poder investigativo do órgão, de acordo com especialistas em combate à corrupção.
Dos oito deputados federais de Rondônia, somente Silvia Cristina votou favorável a retirar o Coaf de Sérgio Moro.
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL) votou a favor de Sérgio Moro, seguido por Expedito Netto (PSD), Mauro Nazif (PSB) e Léo Moraes (Podemos).
Silvia Cristina está entre os Deputados que votaram seguindo o CENTRÃO para retirar o COAF das mãos do Ministro Sérgio Moro
Votada na Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (22), a retirada do Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça foi decidida por 18 votos de diferença: 228 parlamentares votaram "Não" a um pedido de derrubada da decisão da comissão mista da Medida Provisória 870 – com a qual o presidente Jair Bolsonaro montou sua estrutura ministerial –, ou seja, votaram para manter o Coaf com o ministro Sérgio Moro.
Já 210 congressistas votaram "Sim", para deixar o órgão nas mãos do ministro da Justiça. Houve ainda 4 abstenções.
O destino do Coaf foi um dos itens apreciados em separado na votação da MP 870, que teve o seu texto-base aprovado. Isso significa que a Câmara aprovou o enxugamento ministerial promovido por Bolsonaro (o texto ainda precisa ser votado pelo Senado até o dia 3 de junho).
A retirada do Coaf do controle de Moro era a meta do chamado Centrão – grupo de partidos sob influência mais próxima do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) –, mas o placar ficou abaixo do esperado: o bloco informal esperava cerca de 260 votos, ou seja, previa um placar mais folgado do que o registrado.
Fontes: OOBSERVADOR E JI PARANA NEWS
28/08/2025 : Legítima Defesa: Após 8 meses preso, júri decide que Moisés agiu em legítima defesa – Vídeo
28/08/2025 : Homem Queimado Pela Esposa em Ji–Paraná Morre Após Dias Internado na UTI – Vídeo
27/08/2025 : PF prende duas pessoas por queimada ilegal em Rondônia
27/08/2025 : Deputado Delegado Lucas prestigia 2º Shopping de Touros em Rio Pardo e destaca potencial pecuário da região
27/08/2025 : Mulher fica ferida em acidente em cima do viaduto de Ji Paraná – Vídeo
27/08/2025 : Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de suspeitos e recuperação de motocicleta em Rio Crespo
27/08/2025 : PRF em Rondônia realiza leilão virtual de veículos oficiais classificados como inservíveis
27/08/2025 : Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina
26/08/2025 : Governador Marcos Rocha investe mais de R$ 1,6 milhão na manutenção de hospitais
25/08/2025 : Cerca de 500 quilos de cocaína e skunk são localizados em Rolim de Moura – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus