Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
O deputado estadual Alex Redano (PRB) durante discurso na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (3) falou sobre a cedência do prédio onde funciona Fórum de Ariquemes, que ficará vago em pouco tempo. “Já existe uma disputa dentro da cidade para saber quem ocupará aquele local. Peço apoio aos deputados da região e ao Poder Executivo para que o prédio seja repassado para a Prefeitura de Ariquemes, mais precisamente à Secretaria de Saúde do município”, solicitou.
Segundo o deputado, mais de 100 servidores da saúde de Ariquemes se acomodam em um espaço muito pequeno e sem estrutura adequada.
Redano solicitou, ainda, audiência com todos os parlamentares para falar sobre o Programa de Modernização Fazendária- Profaz. “Um programa que auxilia os municípios rondonienses com ações em diversos eixos, entre os quais, o desenvolvimento socioeconômico, a fim de melhorar a arrecadação desses entes de forma sustentável e assim obter os recursos necessários para a prestação de serviços de melhor qualidade aos cidadãos”, declarou Redano.
Segundo ele, as prefeituras de Itapuã do Oeste e Jaru já aderiram ao programa.
Outra audiência proposta pelo parlamentar é para debater sobre o modelo APAC nos presididos de Rondônia. Disse que vários Estados já contam com os Centros de Reintegração Social, onde o apenado se levanta às 6h, cuida do alojamento, participa de momento religioso, trabalha e precisa estudar durante a noite. Cada centro abriga no máximo 200 reeducando.
O deputado lembrou, ainda, que no Centro de Reintegração o apenado fica em celas. A diferença é que precisa ser cogestor do sistema. “Esse programa tem diminuído o índice de reincidência na violência. E será importante um amplo debate sobre o tema e a explicação sobre o seu funcionamento”, ressaltou.
Redano propôs que os municípios tenham conhecimento detalhado sobre os benefícios da APAC, e quem sabe implantar nos presídios de Rondônia.
Estradas
Ao encerrar o discurso, o deputado pontuou a situação crítica das estradas Estaduais, como o Travessão B-40 que liga o município de Alto Paraíso a Ariquemes que está praticamente intransitável, “Hoje soubemos que a ponte caiu e está sendo providenciada uma balsa para ajudar a atravessar os veículos. A população prefere muito mais a estrada arrumada, por ser mais rápido e evita despesa com a balsa”, destacou.
Outra questão relatada pelo parlamentar é o bloqueio pela justiça de R$ 30 milhões para investimento na RO-460, que também está em situação lastimável. “O trajeto de Ariquemes a Buritis, que deveria ser feito em uma hora está levando até três horas, devido à falta de trafegabilidade da RO”, reclamou.
Redano afirmou que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) precisa de investimento para promover melhorias nas estradas. “Temos a malha viária de Rondônia totalmente comprometida. Uma população que nos cobra diariamente solução e precisamos de uma ação célere do Poder Executivo”, encerrou.
Texto: Eláine Maia - DECOM/ALE
Foto: Marcos Figueira
30/06/2025 : Inmet emite alertas de queda de temperatura em Rondônia e vários outros estados
30/06/2025 : Inscrições para tirar CNH gratuita em RO encerram nesta segunda–feira, 30
28/06/2025 : Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto–Socorro João Paulo II
28/06/2025 : Onça pintada atravessa o rio Guaporé e encanta turistas em Cabix – Vídeo
28/06/2025 : Motociclista sofre queda ao tentar evitar colisão na Av. Maringá em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Jovem é arrastado por carro após colisão em cruzamento da T–12 em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Acidente entre dois carros deixa homem ferido em cruzamento de Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Mulher é assassinada a tiros em Mirante da Serra – Vídeo
27/06/2025 : Motocicleta colide contra caçamba e deixa dois feridos em Ji–Paraná – Vídeo
26/06/2025 : Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus