
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A transferência de domínio das terras da União para a regularização fundiária em Rondônia foi o principal item da pauta de reunião entre o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o titular da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Guilherme Estrada, nessa terça-feira(18), em Brasília.
As Unidades de Conservação (UC) estaduais foram criadas em terras da União, e a transferência de domínio público é condição indispensável para promover a regularização fundiária dessas áreas. A regularização é também uma premissa para o estabelecimento de futuras parcerias e concessões, que visam à proteção destas áreas, em conformidade com os seus planos de manejo. Elas possibilitam o desenvolvimento da produção extrativista dos recursos não madeiráveis, promoção do turismo, implementação de projetos de serviços ambientais, bem como, a realização de pesquisas científicas.
O governador criticou a morosidade desse processo de transferência de dominialidade. “Como é que vamos trabalhar a preservação das UCs já que elas são federais? É como se Rondônia ainda fosse território federal. Estas terras têm que ser delegadas ao estado, para que a gente possa regularizar todas e fazer a preservação delas”, destacou.
Confúcio Moura também cobrou providência em relação aos terrenos públicos no centro de Porto Velho, e apresentou uma lista dos imóveis a ter o domínio estadual. Esses processos encontram-se no Ministério do Planejamento aguardando encaminhamentos. Segundo o governador, as pendência de competência do estado já foram sanadas .
Participaram também da reunião, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; o superintendente do Patrimônio da União, Sidrak Neto; e o assessor parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Francisco Moraes.
Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia
01/04/2026 : Porto Velho dá novo passo para criar a Guarda Municipal
01/04/2026 : PRF apreende mais de 60 kg de entorpecentes no KM 208 na BR–364
01/04/2026 : RESTRIÇÃO DE FURTO – Motocicleta foi localizada abandonada na zona rural de Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : FATO INUSITADO – Cadeira de rodas é encontrada jogada no matagal em Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : Jovem é preso suspeito de envolvimento no crime em Cacoal no bairro Alpha Park – Vídeo
01/04/2026 : Pancada violenta na Avenida Brasil em Ji–Paraná deixa duas pessoas feridas – Vídeo
01/04/2026 : Manobra desastrosa e irregular provoca acidente na Av. Maringá com T–17 em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Fuga frustrada rapaz é pego após tentar escapar da polícia em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Colisão entre moto e carro deixa casal ferido no bairro São Cristóvão em Porto Velho – Vídeo
01/04/2026 : Casal é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da Polícia Militar no bairro Socialista em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus