
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
(7).jpg)
Os investimentos na agricultura de Rondônia foram a tônica do discurso proferido pelo deputado Adelino Follador (DEM) na sessão ordinária desta terça-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa.
O parlamentar afirmou que o setor produtivo necessita de mais recursos, pois “dinheiro colocado na agricultura não se transforma em gasto, mas em investimento”.
Adelino afirmou que a situação poderia estar melhor, mas que por inércia e má vontade, projetos encontram-se emperrados na Seagri. Citou como exemplo a licitação de calcário, “que desde abril do ano passado ainda não conseguiram concluir para beneficiar os pequenos produtores”.
Além disso, afirmou que emendas para o setor produtivo demoram a ser liberadas e acabam emperrando. “A secretaria deveria ser mais ágil”, afirmou Follador.
Sobre o preço do litro do leite pago ao produtor de Rondônia, disse que comparando ao que é praticado no Rio Grande do Sul, a diferença é enorme. “Enquanto lá é cerca de R$ 1,60, aqui continua em torno de R$ 0,90”, destacou.
Adelino também se referiu ao preço da pauta da carne em Rondônia. “É preciso valorizar o valor do bezerro, pois o pequeno agricultor depende desta renda”, citou. Para ele, quem ganha dinheiro com a engorda do boi são os grandes pecuaristas.
Apartes
O deputado Laerte Gomes (PSDB) disse que, mesmo como líder do governo, infelizmente, concordava com o parlamentar. Reafirmou que Emater e Seagri estão engessadas.
Referiu-se também à questão da licitação de mudas de café e cacau. “O pedido do governador, que em seus discursos solicita que os agricultores plantem café e cacau e produzam mais leite, não chega à secretaria”, citou. Ele concluiu afirmando que “agricultor com dinheiro no bolso faz a alegria da cidade”.
Marcelino Tenório (PRP) ressaltou a importância do investimento no setor agrícola, que gera divisas para o Estado, aumentando a renda e gerando empregos. Afirmou que, por incompetência e falta de gestão, a produção do café, cacau e leite em Rondônia vem diminuindo.
ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: José Hilde
01/04/2026 : Porto Velho dá novo passo para criar a Guarda Municipal
01/04/2026 : PRF apreende mais de 60 kg de entorpecentes no KM 208 na BR–364
01/04/2026 : RESTRIÇÃO DE FURTO – Motocicleta foi localizada abandonada na zona rural de Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : FATO INUSITADO – Cadeira de rodas é encontrada jogada no matagal em Cacoal – Vídeo
01/04/2026 : Jovem é preso suspeito de envolvimento no crime em Cacoal no bairro Alpha Park – Vídeo
01/04/2026 : Pancada violenta na Avenida Brasil em Ji–Paraná deixa duas pessoas feridas – Vídeo
01/04/2026 : Manobra desastrosa e irregular provoca acidente na Av. Maringá com T–17 em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Fuga frustrada rapaz é pego após tentar escapar da polícia em Ji–Paraná – Vídeo
01/04/2026 : Colisão entre moto e carro deixa casal ferido no bairro São Cristóvão em Porto Velho – Vídeo
01/04/2026 : Casal é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da Polícia Militar no bairro Socialista em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus