
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
A qualidade da carne bovina produzida em Rondônia foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), ao participar, no último final de semana, da solenidade de lançamento da 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa, ocorrida em Buritis.
“Em dez anos, Rondônia aumentou seu rebanho e melhorou a qualidade de seu gado, criado a pasto. É uma carne sadia e que precisa ter mais valor no mercado, tanto nacional quanto internacional. E esta tem sido a luta da Assembleia: valorizar o nosso principal produto, que representa 60% da nossa exportação”, destacou Maurão.
O presidente lembrou que a Assembleia instalou uma CPI para apurar a queda no preço da carne, pago pelos frigoríficos aos produtores. “Com um produto com alta qualidade não podemos ter preços tão baixos para o criador, enquanto para o consumidor final a carne não para de subir”, completou.
Maurão ressaltou o comprometimento dos produtores com a vacinação do gado, fator primordial para que a aftosa tenha sido erradicada de Rondônia. “Essa situação de livre de aftosa se deve muito mais ao envolvimento dos criadores, que vacinam seu rebanho e garantem o gado sadio, podendo ser exportado para fora do país”, acrescentou.
O período para vacinação começará no dia 15 de abril e segue até 15 de maio, tendo até 20 de maio para o produtor declarar a vacinação. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, ou aproximadamente 5,5 milhões de animais, das mais de 13 milhões de cabeças do total do rebanho rondoniense.
Participaram da solenidade o vice-governador Daniel Pereira (PSB), o senador Valdir Raupp (PMDB), a deputada federal Marinha Raupp (PMDB), os deputados estaduais Lazinho da Fetagro (PT) e Adelino Follador (DEM), o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, entre outras autoridades.
Ao finalizar, o presidente disse que além de buscar o equilíbrio no preço da carne, é necessário que haja melhoria no preço do leite.
ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]
Fotos: Marisvaldo José
09/04/2026 : Polícia Militar intercepta plano de assalto e apreende adolescentes armados no centro de Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Força Tática apreende menor com drogas e desmantela ponto de tráfico em Porto Velho – Vídeo
09/04/2026 : Ônibus escolar perde o freio, motorista pula do veículo e motociclista é atingido em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Confúcio Moura garante habilitação do SAMU para Ji–Paraná e Ouro Preto do Oeste
08/04/2026 : Suspeito é preso com drogas no bairro Pantanal em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Acidente entre motocicletas deixa idoso ferido e condutor foge na Zona Leste em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Suspeito do PCC é preso no Morar Melhor empurrando motocicleta furtada em Porto Velho – Vídeo
08/04/2026 : Dois foragidos da justiça são presos em ações da Polícia Militar em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus