
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Os deputados Adelino Follador (DEM) e Lazinho da Fetagro (PT) se reuniram na manhã desta quarta-feira (16) com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Rui Carlos Ottoni Prado. Os parlamentares colheram informações sobre os fundos criados para fortalecer as cadeias produtivas no Estado vizinho.
Adelino Follador é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possível formação de cartel no abate de bovinos no Estado de Rondônia, e Lazinho da Fetagro é o relator. Os deputados também explicaram a Rui Prado como estão as investigações.
Na Assembleia Legislativa do Mato Grosso também foi instalada uma CPI, devido a problemas semelhantes aos existentes em Rondônia, envolvendo frigoríficos. Além de obter informações sobre os trabalhos da comissão, em Cuiabá, Follador e Lazinho decidiram verificar como são fortalecidas as cadeias produtivas no Mato Grosso.
Rui Prado explicou que para cada fundo existente para beneficiar determinada cadeia produtiva, existe o conselho específico. “Apesar de ter sido criado por lei, é um fundo privado, mais fácil de administrar. Os recursos vão para uma conta específica, e não para a conta única do Estado”, detalhou.
De acordo com Rui Prado, cada conselho gestor é composto por cinco pessoas, sendo três indicadas pela iniciativa privada e dois pelo governo do Estado. “Os fundos foram criados por iniciativa dos produtores. Até agora ninguém se recusou a pagar, porque todos veem o resultado”, destacou.
Lazinho da Fetagro disse que conversará com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), para que sejam tomadas as iniciativas para a criação desses fundos.
“Precisamos fortalecer cada cadeia produtiva, porque assim toda a agropecuária de Rondônia será fortalecida”, destacou Lazinho. Adelino lembrou que o PIB de Rondônia depende da agropecuária, por isso a criação desses fundos é benéfica. No caso do Mato Grosso, o produtor pode escolher entre pagar o ICMS ou recolher os recursos a cada fundo.
ALE/RO - DECOM - [Nilton Salina]
29/10/2025 : Adolescente de 14 anos morre ao tentar salvar bola nas águas do Rio Machado, em Ji–Paraná – Vídeo
29/10/2025 : Homem é flagrado em Cacoal transportando bolo de fios furtados em uma bicicleta – Vídeo
29/10/2025 : Motorista colide em cheio com poste no Vale Verde, em Cacoal – Vídeo
29/10/2025 : Deputado Alex Redano destaca ações do projeto Levando Saúde que beneficiaram mais de 550 pessoas em Ariquemes
29/10/2025 : Deputada Sílvia Cristina critica queima de casas e currais e retirada de produtores de suas terras documentadas
28/10/2025 : RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA – Homem poderá responder pelo crime de receptação em Cacoal – Vídeo
28/10/2025 : INCÊNDIO DESTRTÓI ESPAÇO DE FESTAS EM CACOAL – Fogo teria iniciado com um curto circuito – Vídeo
28/10/2025 : Homem é suspeito de comercializar imagens de abuso sexual infantil – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus