
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou hoje (1º/3) a Operação Costa York, para desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas, em Rondônia.
Policiais federais deram cumprimento a 13 mandados judiciais: 8 de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão, nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e em Porto Velho/RO, todos expedidos pela Justiça Federal.
Durante as investigações, a PF constatou que uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas instalou-se na região da fronteira Brasil-Bolívia, na região de Guajará-Mirim. O grupo adquiria as substâncias entorpecentes diretamente na cidade de Guayaramerín/Bolívia, na maioria das vezes em troca de veículos furtados/roubados no Brasil.
Ela também utilizava terrenos rurais às margens do Rio Pacaás Novos para armazenar a droga e produzir os “mocós” nos veículos. Posteriormente, a cocaína tanto era levada para cidades de Rondônia quanto de outros estados da federação.
No início de 2015, foram realizadas algumas apreensões de drogas da quadrilha, dentre elas uma de aproximadamente 20 kg de pasta base de cocaína escondidos em uma caminhonete.
Uma parte da quadrilha seria responsável pela receptação de veículos furtados em Porto Velho/RO e região, os quais eram transportados até a fronteira com a Bolívia- nas margens dos Rios Mamoré e Pacaás Novos, em Guajará-Mirim- com o fim de serem atravessados para o país vizinho e servirem como pagamento pela droga enviada ao Brasil. Vários destes veículos foram recuperados e restituídos aos proprietários.
Ao todo, foram apreendidos armamentos (pistola 9mm, espingardas, armas de fabricação caseira e munição de toda ordem) e quase 30 kg de entorpecentes do grupo, que teve vários de seus integrantes presos em flagrante, além de vários veículos.
Os presos, após serem ouvidos na PF, serão encaminhados à Casa de Detenção de Guajará-Mirim e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, perante a Justiça Federal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO
08/05/2026 : PRF em Rondônia apreende mais de 270 kg de drogas durante fiscalização na BR–364
08/05/2026 : Frente fria deve provocar friagem em Rondônia e outros estados a partir de sexta–feira
08/05/2026 : Fuga alucinada termina com tiros e Policial da PRF ferido em Ji–Paraná – Vídeo
08/05/2026 : Menor envolvido com facção criminosa é apreendido com drogas pela PM no bairro Primavera em Ji–Paraná – Vídeo
08/05/2026 : Homem é preso após ameaçar ex mulher e o atual namorado em Ji–Paraná – Vídeo
08/05/2026 : Jovem de 18 anos é preso com drogas e caixas de som de procedência duvidosa na zona Leste de Porto Velho – Vídeo
08/05/2026 : Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia no bairro Marcos Freire em Porto Velho – Vídeo
08/05/2026 : Homem é preso após agredir e ameaçar companheira com cabo de vassoura em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus