Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Neste sábado, (02/01) às 14 horas, o Grupamento de Policiamento (GP) de Monte Negro foi informado que o corpo de um integrante do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP) teria sido encontrado na Fazenda Fluminense, localizada na Linha 25, gleba Rio Alto, a cerca de 30 quilômetros de Monte Negro. Duas guarnições da Força Tática e a Perícia foram enviadas para o local, sendo localizado o corpo de Lucas da Costa da Silva, 24 anos, próximo de uma represa na propriedade. Foi constatado que o mesmo havia sido morto com um tiro no rosto. Informações extraoficiais dão conta que Lucas e mais nove homens fortemente armados invadiram a propriedade, renderam os caseiros e passaram a queimar as casas, mataram um cachorro e promoveram atos de vandalismo em outras residências. Ao entrarem na residência, próximo de onde o corpo foi localizado, Lucas foi alvejado com um tiro no rosto pelo próprio comparsa. Testemunhas relataram que dois teriam entrado primeiro e Lucas entrou logo depois, sem avisar, sendo alvejado com o disparo no rosto. Na sequência colocaram Lucas em uma rede, tirando o rapaz do local, mas deixaram o corpo a cerca de 500 metros da casa, nos fundos da propriedade. Neste sábado todos que moravam na localidade fugiram levando suas mudanças, pois os invasores afirmaram que voltariam em breve. A equipe do Canal 35, RondoniaVip e Ariquemes190 estiveram no local no dia 01 de Janeiro de 2016, um dia após o fato, onde registraram toda destruição e atos de vandalismo no local causados pelo movimento LCP.
Confira a matéria:
Na tarde do primeiro dia do ano, o Rondôniavip e a equipe do canal 35, do apresentador Ricardo Schwantes, acompanhou peritos da Polícia Civil e policiais militares durante a perícia, onde constatamos as cenas de destruição e terror. Duas casas da propriedade foram queimadas com todos os móveis dentro. Cercas foram cortadas com motoserra, além das paredes e portas de outras residências. Também foram vistas várias marcas de bala nas paredes e caixas d'águas. Os peritos recolheram várias cápsulas de espingarda calibre 12. No local não havia mais ninguém, tudo foi abandonado. Um claro sinal de que os trabalhadores da fazenda que não tiveram a casa incendiada deixaram as suas casas às pressas, sem levar nada.
Em uma das residências a Polícia Militar encontrou uma poça de sangue, que segundo testemunhas, é de um dos integrantes do bando que foi confundido e alvejado na cabeça por um próprio parceiro. Ele foi resgatado numa rede pelos comparsas. Um funcionário da fazenda foi atingindo na perna e conseguiu escapar fugindo pela mata.
A reportagem apurou que o suspeito baleado pelo comparsa se chama Lucas da Costa da Silva, de 24 anos, e está desaparecido.
A Fazenda Fluminense pertence à família desde o ano de 1985, ou seja, há mais de 30 anos. Parte da propriedade (área de reserva) vem sendo alvo de invasores da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), desde o ano de 2013 e recentemente a justiça julgou procedente ação de interdito probitório, conforme processo n° 0012182-72.2013.8.22.002 da 1ª Vara Civil de Ariquemes, favorável à família Miotto.
Nas investigações ficou provado que a fazenda sofre danos ambientais, crimes de ameaças contra os Miottos. A propriedade é utilizada na criação de gado e piscicultura. Nesta decisão foram condenados Terezinha Meciano dos Santos, Ana Paula dos Santos, Vanderlei Oliveira da Silva, Ana Cristina Pereira e Anderson Mateus, que alegavam que o imóvel pertence à reforma agrária e são supostos líderes da LCP.
A Fazenda Fluminense fica próximo aos acampamentos "Élcio Machado" e "Monte Verde". Estas áreas particulares foram invadidas pela LCP. A situação na região é extremamente delicada. Todas essas invasões têm contribuído para o aumento da criminalidade na região de Monte Negro e Buritis.
No dia 08 de dezembro, a Polícia Civil realizou a Operação Paz na Terra, justamente na região conflituosa, com o indiciamento de 29 pessoas, além da prisão daqueles que vivem e sobrevivem da comercialização ilegal de terras dos quais sequer são proprietários ou posseiros.
Foram nove presos, com armas e munições, além do indiciamento de 29 pessoas no inquérito policial instaurado para esse fim como ameaças, esbulho possessório e crimes ambientais. “É necessário que fique claro que todas essas pessoas serão autuadas pela Sedam [Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental] sobre o desmatamento irregular”, afirmou à época Elizeu Müller, diretor-geral da Polícia Civil. Mas parece que a ação do Estado ainda não teve efeitos necessários para a solução dos problemas na região.
Terra arrasada
Durante a noite de quarta-feira (31/12) uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE) de Ariquemes foi deslocada para ir até a Fazenda Fluminense, para averiguar um chamado de pessoas desaparecidas, além de danos à propriedade. No caminho, encontraram um carro com diversos funcionários do local, que estavam desesperados com a violência utilizada na invasão.
De acordo com as vítimas, pelo menos 10 homens invadiram as casas dos funcionários, todos encapuzados e armados com espingardas e revólveres, onde atiravam à esmo, na direção das casas e diziam para ninguém correr. Também ameaçaram os funcionários dando um ultimato para que deixassem a fazenda até o outro dia com claras ameaças de morte para quem permanecesse.
Os policias militares do GOE encontraram duas casas pegando fogo, além de uma terceira que as paredes de madeira foram cortadas com motoserra, onde foram vistos vestígios da tentativa de incêndio. Nem um cachorro foi poupado: foi executado com um tiro de espingarda e deixado ao lado da residência.
Texto: RondôniaVip
FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR
Curtam nossa pagina no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190
03/07/2025 : ARIQUEMES: Leilão Direito de Viver arrecada quase 2 milhões em prol do Hospital de Amor da Amazônia
02/07/2025 : Oficina de robotica Criativa é realizada no centro de empreendedorismo em Ariquemes – Video
02/07/2025 : Suspeito de ter abusado de criança de 09 anos é preso em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Idoso é atropelado por carreta na BR 364 próximo ao bairro Marechal Rondon em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Foragido de Jaru é capturado com entorpecentes e dinheiro em Ji Paraná– Vídeo
02/07/2025 : Motociclista sofre fraturas após colisão com carro no Setor das Grandes Áreas em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : 1° Feira de Ciências é realizada pela Professora Lidiana com as turmas do 9° ano na Escola Cora Coralina – Vídeo
02/07/2025 : Novalar e hospital de amor da Amazônia unem forças mais uma vez em campanha solidária
01/07/2025 : PRODUTO DE ROUBO FURTO – Polícia Militar localiza motoneta Biz abandonada na Av. JK em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus