Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) confirmou nesta segunda-feira (28) o primeiro caso de zika vírus em Rondônia. O paciente, uma criança de 8 anos do município de Vilhena, está bem e não apresenta mais nenhum sintoma da doença. A mostra de sangue do paciente foi enviada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) em setembro para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. Devido a grande demanda, somente hoje o resultado do exame foi informado pelo instituto ao Lacen.
“O instituto analisa mostras de todo o Brasil e a prioridade tem sido os estados do Nordeste onde há grande incidência do mosquito aedes aegypti e casos do zika vírus”, explica o diretor do Lacen, Luiz Tagliani.
De acordo com o diretor do Lacen, a partir da segunda quinzena de janeiro próximo, essa demora será reduzida. O Ministério da Saúde enviará os insumos necessários para que o exame que diagnostica dengue, chikungunya e zika seja realizado em Rondônia, para isso o Lacen já dispõe de equipe capacitada e equipamentos. “O resultado do exame poderá sair em até 4 dias”, afirma Tagliani.
Na terça-feira (29), o Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegyptiestará em Vilhena para verificar a situação do município.
O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, ressaltou que é fundamental a participação da população para que sejam observados cuidados simples, como: limpeza dos quintais e das calhas, deixar os reservatórios d’água bem tampados, evitar tampas de garrafas e pneus expostos à chuva para que não acumulem água.
Técnicos, médicos e diretores de vários órgãos que formam o Comitê de Combate ao Mosquito participaram na manhã desta segunda-feira, em Porto Velho, de uma oficina de treinamento sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, que faz faz parte do plano de ação para mobilização, conscientização e combate ao mosquito.
Fonte
Texto: Marcela Ximenes
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603 em Jaru
20/12/2025 : Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho
19/12/2025 : Foragido há cinco anos, criminoso do tráfico é preso em operação Brasil e Bolívia
18/12/2025 : Deputado Delegado Lucas destina R$ 126 mil para aquisição de armamento e reforço à Polícia Civil
18/12/2025 : OPERAÇÃO DRACO – Operação contra o tráfico de drogas em Espigão D'Oeste– Vídeo
18/12/2025 : Guarnição comandada pelo SGT Machado prende traficantes e fecha boca de fumo em Porto Velho – Vídeo
18/12/2025 : PRF em Rondônia prende foragido da justiça com veículo roubado e sob efeito de drogas em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus