Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
A Secretaria de Justiça (Sejus) participou na tarde dessa terça-feira (4) da audiência no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que teve como principal objetivo discutir a redução da superlotação nas unidades prisionais do Estado, melhorar a qualidade do atendimento ao reeducando, reduzir a reincidência dos crimes e melhorar a qualificação da pena.
Segundo o secretário da Sejus, Marcos Rocha, uma das maneiras de diminuir a superlotação nos presídios é humanizar o processo de cumprimento de pena e estabelecer audiências de custódia.
“As audiências de custódias são implantadas em poucos estados brasileiros e seriam aplicadas em Rondônia devido a quantidade de reeducandos que o Estado tem cumprindo pena, em especial os apenados provisórios, os quais estão aguardando julgamento. Com isso, diminuiria a quantidade de apenados provisórios, além de reduzir os gastos que o estado tem com o reeducando”, explica Rocha.
Estabelecendo tais audiências, os praticantes dos crimes chamados de menor potencial ofensivo, a exemplo dos crimes de transito e estelionato, poderão ser submetidos a medidas alternativas ao cárcere. Dentre as alternativas está a prestação de serviços a comunidade e a monitoração eletrônica feita com a tornozeleira.
A ideia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é financiar a instalação de centrais de alternativas penais, capitaneadas com o executivo e em parceria com o judiciário, isto é, serviços ofertados pelo governo em parceria com a Justiça para diminuir a entrada de pessoas no sistema prisional enquanto provisório.
Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Decom - Governo de Rondônia
13/09/2025 : Ventania causa estragos em Rondônia, veja os rastros de destruição
12/09/2025 : PRF em Rondônia prende dois homens por tráfico de drogas e associação para o tráfico na capital
12/09/2025 : MOTO ADULTERADA EM CACOAL – Veículo estava sem placa de identificação – Vídeo
12/09/2025 : Carro recuperado em Costa Marques após golpe de estelionato – Vídeo
12/09/2025 : SUV CAPOTA EM CACOAL – Criança ficou ferida no joelho e foi socorrida pelo corpo de Bombeiros – Vídeo
12/09/2025 : Colisão entre moto e bicicleta deixa um morto e dois feridos no 1º distrito de Ji–Paraná – Vídeo
12/09/2025 : CARGA SUSPEITA VIRA FLAGRANTE: Operação apreende 7,3 kg de drogas em transportadora de Ji–Paraná – Vídeo
12/09/2025 : PF deflagra nova fase de operação que apura fraudes no INSS
12/09/2025 : Fim de semana em Rondônia será de calor intenso e chance de chuvas isoladas
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus