
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Com a proposta de discutir a governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se, nessa quinta-feira (30), no Palácio da Alvorada, em Brasília, com 26 governadores e uma vice-governadora.
Aos chefes dos executivos estaduais, Dilma propôs ações conjuntas para melhorar o ambiente econômico, depois de detalhar as causas da atual crise e as medidas que a equipe de governo tem adotado para contornar o problema. Os governadores saíram com a promessa da presidente de sancionar a proposta que permite aos Estados utilizarem as verbas dos depósitos judiciais e administrativos e de sinalizar que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deve autorizar os entes federados a tomar empréstimo no mercado.
Confúcio Moura afirmou que há uma preocupação entre os gestores estaduais de que a lei crie problemas para os Estados que já possuem legislações próprias que permitem o uso desse depósito. Ele citou o caso de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, que já se valeram de boa parte dos recursos.
Segundo Confúcio Moura, a presidente Dilma apresentou preocupações, mas, ao mesmo tempo, está animada em vencer esta crise de turbulência econômica e política. “Ela pediu apoio aos governadores de todos os Estados. Pelo que vi, todos os governadores manifestaram apoio. Apoio ao Brasil”, explicou.
O governador enfatizou que não interessa a ninguém o rompimento aos princípios democráticos conquistados ao longo das últimas décadas. Para ele, os governadores querem um federalismo cooperativo constitucional, onde sejam mais consultados e que os ajustes fiscais não sejam feitos unilateralmente pela União. “Queremos contribuir para esses ajustes. Os Estados também necessitam de novas linhas de créditos, porque ninguém consegue sair da crise sem dinheiro. Precisamos de investimentos, para que possamos gerar empregos e oportunidades para todos”, argumentou.
OPERAÇÕES
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, a presidente Dilma se comprometeu em acelerar as operações de crédito para os Estados, e ainda propôs ações conjuntas na área de segurança pública, fato que o governador de Rondônia destacou como positivo. “O apelo comum de todos é a violência no País e o sistema prisional brasileiro, que está realmente caótico e inadministrável, por isso precisamos de novas soluções pactuadas entre governos, Ministério Público e Judiciário em cada Estado para que se possa, pelo menos, reduzir o número de presos, com penas alternativas diferenciadas, para presos provisórios”, pontuou.
A reunião contou ainda com a presença dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy; Planejamento, Nelson Barbosa; Justiça, José Eduardo Cardozo; da Saúde, Arthur Chioro; Aviação Civil, Eliseu Padilha; Integração Nacional, Gilberto Occhi; Cidades, Gilberto Kassab; Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; e o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva.
Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Ichiro Guerra/PR
Decom - Governo de Rondônia
21/10/2026 : Forças de segurança apreendem mais de 100 kg de skunk avaliados em R$ 1,24 milhão
09/10/2026 : PF intercepta cerca de 80 kg de cocaína enviados pelos Correios de Rondônia para o Nordeste
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus