
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
O governador Confúcio Moura se reuniu na quinta-feira (9), em Brasília, com o presidente interino da Valec-Engenharia, Márcio Rodrigues, e os diretores de Operação e de Planejamento, Bento José de Lima e Sergio Lobo respectivamente, para buscar informações sobre o andamento dos estudos de viabilidade que começaram a ser realizados sobre a ferrovia transoceânica.
De acordo com Márcio Rodrigues, nesta semana uma comitiva de engenheiros chineses e brasileiros está visitando o trecho do traçado da ferrovia nos estados de Mato Grosso e Rondônia. A viagem foi iniciada no dia 6 de julho na cidade de Campinorte (GO), com programação de encerrar as atividades no próximo dia 15, em Cruzeiro do Sul, estado do Acre. “Essa primeira missão do grupo é coletar informações básicas do traçado da ferrovia no território brasileiro”, conclui Rodrigues.
Para o diretor de Operação da Valec, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia devem ficar prontos em maio de 2016, e segundo ele é a alternativa para integrar o continente sul-americano de maneira que transformará a relação do Brasil com os países vizinhos.
Confúcio Moura disse que a ferrovia é um desejo histórico dos rondonienses e de todos os estados produtores de grãos que precisam de uma logística de transportes que não seja onerosa. Ele confirmou que está debatendo com alguns governadores uma política comum para os estados produtores de alimentos no Brasil. A intenção é agir em bloco para que o pacote de logística lançado pela presidente Dilma Rousseff possa efetivamente sair do papel.
O projeto ferroviário transcontinental cortará o Brasil de leste a oeste, atravessando a cordilheira dos Andes até chegar aos portos peruanos. Por enquanto, apenas o estudo de viabilidade foi iniciado. O desenho apresentado pelo Palácio do Planalto pretende facilitar a exportação de matérias-primas do Brasil para o mercado asiático.
Participou também da audiência a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Decom - Governo de Rondônia
04/02/2026 : Delegado Flaviano José fala sobre tentativa de homicídio à facadas em Ji–Paraná – Vídeo
04/02/2026 : IMAGENS fortíssimas mostram tentativa de homicídio com 7 facadas em Ji–Paraná – Vídeo
04/02/2026 : Deputado Coronel Chrisóstomo participa da cerimônia de abertura do ano legislativo de 2026 no Congresso Nacional
04/02/2026 : Acidente entre carreta e ônibus deixa vários feridos em Porto Velho – Vídeo
04/02/2026 : URGENTE: GRAVÍSSIMO ACIDENTE ENTRE CARRETA E ÔNIBUS DEIXA VÁRIOS FERIDOS EM PORTO VELHO; VÍDEO CHOCANTE!
04/02/2026 : URGENTE: FOI ENCONTRADO COM VIDA JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO NA ÁREA RURAL DE CACAULÂNDIA É ENCONTRADO
04/02/2026 : Mulher tem perna dilacerada em acidente envolvendo moto e caminhão
04/02/2026 : Idoso e cunhado são atacados a tiros na zona Leste de Porto Velho
04/02/2026 : AÇÃO RÁPIDA: Polícia Penal frustra tentativa de fuga em presídio de Rondônia
04/02/2026 : NO PARANÁ: Caminhão com placa de PVH é apreendido com 1,6 tonelada de maconha
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus