
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A construção da ferrovia Transoceânica deu um novo ânimo aos empresários rondonienses. A estrada férrea é um projeto do governo chinês a ser executado em solos brasileiro e peruano interligando o porto de Açu, no Rio de Janeiro, ao porto de Ilo, no Peru. “O progresso não atrapalha, só ajuda”, avalia o empresário do ramo de caminhões em Porto Velho, Adélio Barofaldi, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).
Nesta segunda-feira (8), em Ji-Paraná, os governantes dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso se reuniram com uma comitiva de chineses capitaneada pelo embaixador da China no Brasil, diplomata Li Jinzhang. Dentre os objetivos do encontro está o estabelecimento de parcerias na construção da ferrovia transoceânica.
“Estamos bastante otimistas com este encontro de forças e interesses políticos em favor do desenvolvimento. Em nenhum momento o trem atrapalha o fluxo de cargas dos caminhões, já que o volume transportado pelos trens é exageradamente maior que o dos caminhões. Todo o progresso é bem-vindo”, disse Barofaldi, ao observar nas falas dos estrangeiros o interesse pela importação de produtos agropecuários rondonienses, como o peixe e carne bovina por exemplo.
Baseado em Ariquemes e com negócio varejista em Porto Velho, o pecuarista Antônio Aparecido Custódio entende que a ferrovia Transoceânica vai impulsionar ainda mais a economia de Rondônia. “Se hoje crescemos a taxa de 5%, essa infraestrutura vai nos favorecer ao crescimento econômico ainda maior”, disse o pecuarista ao especular que o funcionamento do transporte férreo comece a operacionalizar dentro de 10 anos.
Mais otimista sobre a obra chinesa em chão rondoniense, o industrial Luiz Bernardo, de Ji-Paraná, calcula que dentro de 3 a 4 anos os trilhos da ferrovia já poderão ser vistos pela região. “Os governos federal e dos estados envolvidos, mais a iniciativa privada, precisam se unir numa força-tarefa e abraçar com muita vontade esse projeto”, entende o industrial, que já exporta arroz beneficiado para o Peru e para a Bolívia e pretende ampliar os negócios no exterior.
Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz participaram do evento. Deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e empresários convidados registraram presença.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
26/06/2026 : PF destrói 29 dragas usadas em garimpo clandestino no Rio Madeira
25/06/2026 : PRF em Rondônia e Acre atuam em ação humanitária de acolhimento e assistência a 17 migrantes venezuelanos
25/06/2026 : Emendas do deputado Coronel Chrisóstomo destinam mais de R$ 16 milhões para a saúde de Ariquemes
24/06/2026 : PRF em Rondônia apreende pistola calibre 9mm em Pimenta Bueno
24/06/2026 : Tenente: Coronel BM Odoni orienta sobre o uso correto do 193 e prevenção de acidentes – Vídeo
24/06/2026 : Servidora morre em acidente entre caminhonetes na BR–364
24/06/2026 : APREENSÃO DE DROGAS EM RONDÔNIA: Ação integrada entre PRF e PMRO apreende mais de 200 kg drogas – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus