
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Porto Velho/RO – A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou hoje, 2, a OPERAÇÃO CERBERUS, que tem como objetivo desarticular um suporto esquema de desvio de verbas públicas, fraude em licitações e lavagem de dinheiro que movimentou quase R$ 20 milhões na cidade de Mirante da Serra/RO.
Cerca de 150 policiais federais cumprem 63 mandados judiciais: 17 de prisão, 6 de condução coercitiva e 40 de busca e apreensão nas cidades de Mirante da Serra/RO, Nova União/RO, Ouro Preto do Oeste/RO, Cacoal/RO, Rolim de Moura/RO, Ji-Paraná/RO e Curitiba/PR. A PF realiza barreiras policiais nas saídas de Mirante da Serra/RO para evitar fugas dos procurados. Além de sofrerem buscas, diversos estabelecimentos comerciais foram lacrados.
As investigações indicam que diversas licitações foram direcionadas a empresas que prestaram serviços em qualidade muito inferior ao previsto nos contratos. Dessa forma, de modo que assim, de um lado, receberam conscientemente pagamentos a menores que os estipulados nos contratos e, de outro, conseguia-se justificar a manobra contábil de saída dessa sobra de dinheiro dos cofres públicos para precipuamente duas empresas, de titularidade de parentes e servidores do alto escalão da Prefeitura Municipal de Mirante da Serra/RO.
Estima-se que o desvio tenha alcançado uma média mensal de 320 mil reais, totalizando 18 milhões de reais entre 2011 e 2015, enquanto que a arrecadação total da Prefeitura Municipal é por volta de 20 milhões de reais ao ano.
A título de exemplo, estima-se que apenas no ano de 2011, para duas empresas sem contrato com a Prefeitura Municipal de Mirante da Serra/RO foi repassado mais dinheiro que o total arrecadado com o pagamento de tributos municipais naquele mesmo ano.
Os bens apreendidos hoje serão alienados após oferecimento de denúncia pelo MPF. Os valores arrecadados serão restituídos aos cofres públicos da cidade.
CoO nome da operação faz alusão ao cão de três cabeças da mitologia grega, Cerberus, e que na Divina Comédia é traduzido como retrato do apetite insaciável, remetendo-se assim ao núcleo principal que é formado por três pessoas, que causou, em tese, enorme rombo aos cofres públicos de Mirante da Serra/RO.
Fonte: Rondoniaovivo
21/10/2026 : Forças de segurança apreendem mais de 100 kg de skunk avaliados em R$ 1,24 milhão
09/10/2026 : PF intercepta cerca de 80 kg de cocaína enviados pelos Correios de Rondônia para o Nordeste
28/09/2026 : IDARON Ariquemes confirma 27 casos de raiva animal em RO e alerta produtores sobre os sintomas – VÍDEO
24/09/2026 : PF investiga fraudes em licitações para aquisição de medicamentos em RO
21/09/2026 : Muito calor com pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde é a previsão do tempo para RO nesta segunda–feira, 21/09
10/09/2026 : PRF cumpre 4 mandados de prisão em menos de 24 horas no estado de Rondônia
08/09/2026 : PRF divulga balanço da Operação Independência 2026 em Rondônia
01/09/2026 : Caso Clei Bagattini: Polícia prende quatro novos suspeitos mais de dois anos após assassinato do dentista
19/08/2026 : PRF confirma três mortes em acidente com caminhões em chamas na BR–364 em Rondônia
07/08/2026 : TRAGÉDIA: Cinco pessoas morrem em acidente entre carro e carreta na BR–364 em RO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus