
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Mais de 200 profissionais de saúde, entre técnicos, médicos e gestores da região do Vale do Jamari, participaram da 1ª Oficina de Redes de Atenção Básica realizada no início desta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes com o apoio do governo do Estado, no auditório do Tribunal de Contas, em Ariquemes.
O evento teve como objetivo efetivar o elo entre a saúde municipal, regional e estadual para fortalecer as Redes de Atenção Básica e, consequentemente, aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as palestras, foi abordado o tema “O Poder da Escuta Qualificada na Ouvidoria e na Perspectiva do Acesso e Acolhimento em Saúde”, como ferramenta de gestão para institucionalizar um trabalho de transformação que possibilite o encaminhamento de soluções mais eficazes e eficientes à assistência à saúde.
Ao proferir a palestra sobre o poder da escuta qualificada na perspectiva do acesso e acolhimento em saúde, a doutora em saúde coletiva, Rosani Alves, disse que se trata de um dispositivo da política nacional de humanização, um fator de comunicação importante para o processo de trabalho de saúde e gestão.
Ela afirmou que a oficina foi muito positiva e espera que as informações obtidas pelos participantes os levem à reflexão sobre o processo de trabalho com vista a uma maior resolutividade das ações e serviços eficazes à população em tempo hábil.
Para a ouvidora do SUS em Ariquemes, Márcia Regina Silveira, que abordou o tema “Escuta qualificada na Ouvidoria”, o dispositivo possibilita a população participar do processo do serviço de saúde e contribui para melhorar o atendimento do SUS. “É um espaço de cidadania, onde o que vale é a opinião do cidadão”, definiu.
A gerente regional de Saúde, Eliane Pinto, explicou que a experiência oportunizou a reflexão sobre o sistema de saúde, os problemas e a importância de mudar o modelo de atenção para atender às necessidades de saúde da população e melhorar o resultado desse sistema. Ainda segundo Eliane, outros eventos serão realizados.
O evento contou ainda com a participação do apoiador do Ministério da Saúde, Ubirajara Mota; do cônsul de Cuba que acompanha os trabalhos do Programa Mais Médicos no Brasil, Alexei Bouce; e vários profissionais da saúde que colaboram com várias explanações temáticas.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Diretoria de Comunicação - PMA
Decom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603 em Jaru
20/12/2025 : Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho
19/12/2025 : Foragido há cinco anos, criminoso do tráfico é preso em operação Brasil e Bolívia
18/12/2025 : Deputado Delegado Lucas destina R$ 126 mil para aquisição de armamento e reforço à Polícia Civil
18/12/2025 : OPERAÇÃO DRACO – Operação contra o tráfico de drogas em Espigão D'Oeste– Vídeo
18/12/2025 : Guarnição comandada pelo SGT Machado prende traficantes e fecha boca de fumo em Porto Velho – Vídeo
18/12/2025 : PRF em Rondônia prende foragido da justiça com veículo roubado e sob efeito de drogas em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus