
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpg)
Através de indicação ao governo do Estado, com cópia ao Idaron, o deputado Adelino Follador (DEM) apontou a necessidade urgente de fiscalização para assegurar o cumprimento da Instrução Normativa nº 001/2013, que trata do vazio sanitário. Este é o termo técnico para o período de ausência de plantas vivas nas lavouras de culturas como soja, feijão e algodão.
Segundo justificativa do deputado, o Estado do Mato Grosso, referência mundial no plantio de soja, expediu, de outubro de 2014 até fevereiro de 2015, três normativas relativas ao vazio sanitário, movidos pela preocupação quanto à prevenção e controle da ferrugem asiática, doença que pode provocar uma catástrofe na cadeia produtiva do plantio do grão.
A doença ocorre quando o produtor não respeita o que é comumente chamado de “período de descanso” para que o solo se recomponha.
Em Rondônia, o deputado diz que se preocupa com a ação de produtores, que fizeram o plantio de soja, a chamada ‘safrinha’, justamente no intervalo onde é proibida a produção.
Segundo Follador, apesar de o Estado ter emitido a Instrução Normativa nº 001/2013, a preocupação de produtores sérios e que respeitam as normas é de que não está havendo fiscalização do vazio sanitário por parte do Idaron.
“Isso pode comprometer a nossa cadeia produtiva com a disseminação da ferrugem asiática, o que é muito grave, pois nossa potencialidade de crescimento de plantio de soja é inquestionável”, alertou o deputado.
ALE/RO - DECOM - [Juliano Martins]
Foto: José Hilde
14/05/2026 : Veto da União Europeia pode afetar exportação de carne em Rondônia? Entenda
14/05/2026 : Fotos com simulacro dentro de escola circulam em redes sociais e mobilizam PM
13/05/2026 : Quadrilha arromba lojas e furta R$ 100 mil em semijoias e televisão em Porto Velho – Vídeo
13/05/2026 : Cães da raça Pit Bull estraçalham Poodle no bairro São Bernardo em Ji–Paraná – Vídeo
13/05/2026 : Dupla é presa com arma, drogas e moto adulterada em Jaci Paraná – Vídeo
13/05/2026 : Forças de segurança de Rondônia participam de operação integrada contra o crime organizado
12/05/2026 : FICCO/RO cumpre quatro mandados de busca em Porto Velho
12/05/2026 : PRESIDENTE MÉDICI: POLÍCIA MILITAR CAPTURA FORAGIDO DA JUSTIÇA DURANTE ABORDAGEM
12/05/2026 : Força Tática do 9º BPM inicia ciclo de instruções de defesa pessoal
11/05/2026 : PRF em Rondônia prende 12 pessoas por tráfico de drogas no final de semana
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus