
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Cinquenta e dois gestores escolares da rede estadual de ensino participarão do curso de Formação Continuada de Gestão Escolar em Ação. O curso é um projeto piloto que irá beneficiar inicialmente diretores e vice-diretores da região da Vale do Jamari e, posteriormente, atenderá gestores das demais regiões do Estado.
A coordenadora do Projeto de Formação Continuada, Rute Carvalho, disse que o objetivo da formação continuada é construir competências e habilidades na área de gestão democrática, por meio das áreas administrativas e pedagógicas, objetivando a elevação dos indicadores da escola e tendo como foco principal a aprendizagem dos alunos.
Segundo Núria Sagué, coordenadora Regional de Ensino, o curso de formação será dividido em sete módulos, com carga horária de 130 horas/aula, sendo 62 horas presenciais e 68 horas semipresenciais. A iniciativa é do governo de Rondônia, por intermédio da secretaria estadual de Educação (Seduc), em parceria com a Faculdades Associadas de Ariquemes (Faar).
O governador Confúcio Moura disse que a escola é um tema em movimento e nunca está completo. Ele ressaltou a importância de os gestores escolares estarem sempre estudando e se atualizando. “O gestor escolar é um líder e o verdadeiro líder recebe o aluno na porta da escola, anda pela instituição, conversa com a classe estudantil e com a comunidade”, destacou.
De acordo com o governador, as regionais de ensino devem trabalhar em conjunto com as secretarias de educação dos municípios. “A função da escola é ensinar o aluno que não quer aprender”, disse Confúcio Moura, que desafiou os educadores a inovarem no processo ensino aprendizagem, para que fujam da rotina.
Para ele, há um descompasso envolvendo a estrutura escolar, professor e aluno. Os prédios das escolas são do século IXX, os professores ensinam como no século XX e os alunos já estão no século XXI, destacando a modernidade das tecnologias; e ainda defendeu a igualdade nas escolas.
Participaram da cerimônia de abertura do evento, o prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, o deputado estadual, Adelino Follador e educadores da região do Vale do Jamari.
PALESTRA
O delegado Regional de Polícia Civil, Renato Cesar Morari, ministrou palestra onde falou sobre “Constituição Federal (Capítulo 03) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. Morari explicou para os gestores, de forma bem didática, o que os educadores devem fazer em situações diversas dentro e fora da escola, envolvendo alunos.
O foco principal da palestra foi quando o delegado disse que o professor em sala de aula é soberano, ou seja, quem manda é ele. Alguns professores chegaram a argumentar que perderam a autonomia na escola, depois que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado.
Renato Morari foi enfático ao dizer que “a criança e o adolescente tem direitos garantidos no ECA”, mas também ressaltou que “tem obrigações”. Ele orientou sobre os casos em que a família, o Conselho Tutelar ou a polícia devem ser acionadas.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
04/02/2026 : URGENTE: GRAVÍSSIMO ACIDENTE ENTRE CARRETA E ÔNIBUS DEIXA VÁRIOS FERIDOS EM PORTO VELHO; VÍDEO CHOCANTE!
04/02/2026 : URGENTE: FOI ENCONTRADO COM VIDA JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO NA ÁREA RURAL DE CACAULÂNDIA É ENCONTRADO
04/02/2026 : Mulher tem perna dilacerada em acidente envolvendo moto e caminhão
04/02/2026 : Idoso e cunhado são atacados a tiros na zona Leste de Porto Velho
04/02/2026 : AÇÃO RÁPIDA: Polícia Penal frustra tentativa de fuga em presídio de Rondônia
04/02/2026 : NO PARANÁ: Caminhão com placa de PVH é apreendido com 1,6 tonelada de maconha
04/02/2026 : EXECUÇÃO: Bandido encapuzado chegou atirando em irmãos em bar; Carro foi apreendido – Vídeo
03/02/2026 : Deputado Delegado Lucas apresenta indicação para construção de rotatória em Vila União
03/02/2026 : Elemento é detido pela Polícia Militar após ameaçar a mãe em Porto Velho – Vídeo
03/02/2026 : Frentista é agredido a coronhadas durante assalto em posto de combustíveis em Porto Velho – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus