
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
A estocagem e a comercialização de peixes ainda continuam sendo um desafio para quem
produz em Rondônia, mas esse gargalho está com os dias contados, segundo garante a bióloga Ilce Santos Oliveira, coordenadora de Piscicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri). Ela anunciou esta semana a construção simultânea de três entrepostos pesqueiros, com capacidade para acondicionar e armazenar pelo menos 90 toneladas de peixes frescos.
O primeiro entreposto será construído em Ariquemes, o maior produtor estadual de pescado, para reforçar e ampliar o atendimento de toda a cadeia produtiva da região do Vale do Jamari, hoje com uma produção de pouco mais de 25 mil toneladas/ano, num universo de 620 produtores licenciados que cultivam uma área de 4 mil hectares de lâmina d’água, influenciando diretamente a exportação estadual de peixes.
Ouro Preto do Oeste será a sede do segundo entreposto pesqueiro do estado, escolhido por sua capacidade produtiva e por sua condição geográfica, tendo sido concebido para atuar como entreposto-polo nesta fase inicial, atendendo a produtores das regiões adjacentes, que como os demais, encontram dificuldades para colocar sua produção.
O terceiro entreposto deverá ser construído no município de Porto Velho, como mais um meio para estimular a produção local, já que a falta de local para estocar e vender a produção continua sendo motivo de reclamação das entidades de classe e comunidades produtivas de toda a região.
O projeto desse entreposto foi concebido para ser implantado em região de fronteira, atendendo a uma exigência federal, financiado com recursos da União. “Quem disse que Porto Velho não é região de fronteira?”, a indagação é da coordenadora de Piscicultura da Seagri, Ilce Oliveira, que trabalha e faz gestão para que a obra desse entreposto seja entregue e inaugurada até o final deste ano.
Para ela, com as obras do frigorífico pesqueiro, já em fase de mobilização no setor industrial da Capital; e do entreposto de Porto Velho, o município estará bem aparelhado para atender à demanda local, o que irá refletir na ampliação da capacidade produtiva da região.
Exportando peixe hoje para 12 estados brasileiros , entre eles o Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Piauí, Rondônia colhe o resultado dos investimentos que o governo estadual fez no setor, apoiando a iniciativa privada, incentivando com recursos e assistência técnica centenas de pequenas propriedades produtivas. É o que afirma o oceanógrafo, Jander Plaça, 32, gerente de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca da Seagri, que classifica o estado como o maior produtor de peixe da região Norte.
Segundo ele, estados como Espírito Santos e Rio de Janeiro devem começar a receber também peixe de Rondônia, aumentando a lista de importadores do pescado rondoniense, que vai expandindo seu mercado num processo gradativo, absorvendo hoje mais de 80% de toda a produção estadual.
Ainda conforme Plaça, o governo está atento a esses fatos, e por isso tem realizado investimentos consideráveis na produção, fomentando pequenas, médias e grandes propriedades; e dotando cada região das condições e meios adequados – a construção de frigoríficos e entrepostos de armazenamento – para produzir, estocar, processar e vender o peixe rondoniense.
Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603 em Jaru
20/12/2025 : Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho
19/12/2025 : Foragido há cinco anos, criminoso do tráfico é preso em operação Brasil e Bolívia
18/12/2025 : Deputado Delegado Lucas destina R$ 126 mil para aquisição de armamento e reforço à Polícia Civil
18/12/2025 : OPERAÇÃO DRACO – Operação contra o tráfico de drogas em Espigão D'Oeste– Vídeo
18/12/2025 : Guarnição comandada pelo SGT Machado prende traficantes e fecha boca de fumo em Porto Velho – Vídeo
18/12/2025 : PRF em Rondônia prende foragido da justiça com veículo roubado e sob efeito de drogas em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus