25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 24/03/2014 Compartilhe esta notícia

Rondônia: O primeiro produtor nacional de tambaqui

 
DECOM - Departamento de Comunicação do Estado de Rondônia
Vilhena – Ao assinar o termo de cooperação entre a Prefeitura de Vilhena e o governo de Rondônia para o lançamento da 2ª etapa do programa Água Produtiva, trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), o governador Confúcio Moura incentivou a criação de peixes no Cone Sul do estado.
De acordo com o chefe do executivo estadual, Rondônia é hoje o primeiro lugar na produção nacional de tambaqui, chegando à marca histórica de 60 toneladas por ano, com previsão de aumento entre 90 a 100 mil toneladas nos próximos anos. ”Além do tambaqui que está em primeiro lugar em âmbito nacional, a criação de pirarucu em Rondônia, realizada em Pimenta Bueno, vem revelando um novo potencial econômico dos produtores rondonienses, sobretudo com destaque recente na grande mídia especializada com matéria sobre Rondônia”, comemorou o governador.
Durante a cerimônia de lançamento, os prefeitos do Cone Sul agradeceram a iniciativa do governo estadual que, independentemente de ideologias partidárias, está ajudando os municípios a se desenvolverem. “Estou aqui para prestar um testemunho em nome do governador Confúcio Moura. Sem seu apoio, o nosso município estaria em situação bastante complicada. Hoje temos todas as ruas asfaltadas e nossa classe produtiva atendida pela Emater, DER e outras secretarias de seu governo. Muito obrigado governador”, agradeceu o prefeito de Cabixi, Izael Dias.
O mesmo ocorreu com o prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, que, em seu discurso, lembrou a importância do programa Água Produtiva. “Estamos ansiosos para que esse programa comece em breve em nosso município e melhore a renda e a vida dos produtores da região”.
De acordo com o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, o programa atenderá, até 2014 os sete municípios que formam o Cone Sul, atuando em todos os elos da cadeia produtiva, passando pela produção até a comercialização do produto.
Sobre a ingestão de peixe, o governador ressaltou a qualidade da carne branca, lembrando que, além de sadia, o pescado rondoniense deve fazer parte do cardápio dos estudantes das redes públicas. “Estamos fortalecendo as agroindústrias. O peixe produzido na região será comercializado com as prefeituras e o estado, fazendo parte da merenda escolar”, observou o governador. 
Em visita à emissora de rádio FM Positiva, o governador disse que quem vai fazer o Cone Sul crescer será a geração de riquezas que está sendo gerada na região. “Vocês já são os campeões na produção de soja, milho e arroz, agora vamos incentivar a produção de peixes, com tecnologia, apoio ao pequeno agricultor e disponibilizando máquinas e técnicos para desenvolver o estado”, concluiu.
Texto e foto: Eraldo Morais
Assessoria Regional de Vilhena
Data: 24/03/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
sobreira
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus