25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 14/02/2014 Compartilhe esta notícia

Direção do Incra recebe governo de Rondônia para tratar de questões fundiárias no Estado

Uma comitiva do Estado de Rondônia liderada pelo governador Confúcio Moura, senador Valdir Raupp e pela deputada federal Marinha Raupp levou ao Presidente Nacional do Incra, Carlos Mário Guedes, nessa quinta-feira (13), em Brasília, uma série de pleitos voltados à demarcação dos projetos de assentamentos no estado e a regularização de áreas assentamentos com até 240 hectares.

O governador solicitou providências no sentido de regularizar áreas em projetos de assentamentos rurais emancipados e/ou consolidados em Rondônia, uma vez que o Estado possui um passivo fundiário, no qual há quase 50% das parcelas ainda sem regularização, quer dizer sem qualquer tipo de documentação.


Confúcio Moura sugeriu que seja feita uma portaria conjunta entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e INCRA ou ainda uma legislação com base nos parâmetros da Lei 11.952/09 que garanta a regularização das áreas com até 240 hectares que são utilizadas para fins de agricultura familiar e em assentamentos com pelo menos 10 anos de criação. “Com isso garantiremos no meio rural a segurança jurídica e distribuiremos a justiça social”, ressaltou Confúcio.

Na intenção de regularizar as chácaras que hoje estão abaixo da fração mínima de parcelamento, o governador também propôs uma medida urgente de estudo e viabilidade da redução para 01 hectare de terra a fração mínima em Rondônia. Atualmente em cada região do estado há uma medida diferenciada. “Temos terra muito fértil e, diante das tecnologias existentes e dos incentivos do Governo Federal e do Estado, é possível fazermos em uma pequena propriedade, muita coisa”, enfatizou o governador. O presidente Nacional do Incra acolheu o pleito, destacou como importantes as sugestões e disse que irá estudar as propostas.

Outra situação de destaque levados pelo casal Raupp à reunião é quanto a Reserva Extrativista Jaci-Paraná que nos últimos anos vem sofrendo pressões com a extração ilegal de madeira e invasão de terras. Fato que torna preocupa as autoridades do Estado.  

O superintendente do Incra no Estado, Luiz Flávio Carvalho disse que, para  compensar aquela área que atualmente está ocupada por pequenos e médios agricultores, ficaria para assentamento de famílias, e o próprios Incra  daria uma área em outro lugar para que pudesse livrá-la dessa questão da reserva. O presidente do Incra disse que irá analisar.

Os conflitos na região de Ariquemes, Monte Negro, Alto Paraíso, e Campo Novo, foram também assuntos em discussão. Tiveram presente os prefeitos de Buritis, Antônio Correa de Lima e de Campo Novo, Oscimar Ferreira, onde também mais uma vez o presidente acolheu a sugestão de montar uma Sala Cidadã no escritório do Incra em Buritis para que se possa avançar na regularização dos imóveis na região e  fazer as devidas desapropriações futuras.


Texto e foto: Zózimo Macêdo

 

Data: 14/02/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Adubar no Site
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Tigrão Veículos
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus