Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
A Prefeitura de Ariquemes, baseada nos dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde o Município figura em risco de epidemia de dengue, alerta a população para que todos juntos colaborem com a erradicação dos focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade.
O número que alarma, segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação Aedes Aegyoti (LIRAa), aponta como principal fator de proliferação, criadouros encontrado no lixo e outros resíduos sólidos residenciais, mais conhecidos como lixos domésticos.
O índice apontado pelo LIRAa, indica que 4% das residências do Município possuem larvas do mosquito da dengue, sendo que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) seria de 1%. Em outubro de 2013 o número ultrapassava a casa de 2%.
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem efetuado a limpeza das alamedas nos bairros da cidade, fato que tem evitado, nestes locais, a proliferação de possíveis focos. Neste momento a equipe conclui esta ação de limpeza nas alamedas do Setor 04.
Outro dado importante, que deve ser levado em consideração, são os locais que mais foram encontrados os focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade de Ariquemes, entre eles, os setores 03, 04, 09, 12 e Jardim das Pedras.
A Funasa informa que o número de depósito de lixo encontrado nas residências é superior a 57%, fato alarmante para uma possível epidemia de dengue em Ariquemes.
Por conta dos índices apontados pela Funasa, orienta-se a todos, que busquem em suas residências, acabar com todo e qualquer possível foco.
Sobre os casos
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), informa também que até o momento no mês de janeiro, das amostras enviadas ao órgão que realiza a sorologia da dengue, que é o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen /RO), ainda não foi confirmado nenhum caso. Já em dezembro de 2013, foram confirmados quatro casos, e em novembro foram três casos, sendo que nenhum destes eram da dengue hemorrágica.
Frisa-se que a dengue é uma doença viral aguda, portanto alguns profissionais da saúde confundem com outras viroses e acabam atestando dengue em casos suspeitos, deixando de notificar e encaminhar as amostras para análise e confirmação do caso.
Para que não surjam dúvidas relacionadas ao assunto, a Semsau tem recomendado a todos os laboratórios e hospitais do município, que encaminhem os casos que existe qualquer dúvida para o Hospital Municipal, que notifiquem os casos suspeitos e enviem a Secretaria para que o Setor de Endemias possa fazer uma busca ativa e encaminhar ao Lacem, para confirmar ou descartar o caso.
A dengue precisa ser evitada por todos, e um trabalho em conjunto por toda a população evitará aumento dos índices no Município de Ariquemes.
Fonte: Comunicação PMA
10/10/2025 : Prefeitura de Ariquemes lança Refis 2025 com descontos de até 100% em juros e multas
09/10/2025 : MOTO LOCALIZADA – Veículo estava desaparecido desde o final de semana em Cacoal – Vídeo
09/10/2025 : Sem registro de furto: motocicleta é encontrada abandonada no bairro Greenville em Cacoal – Vídeo
09/10/2025 : Polícia Civil de Rondônia bate recorde e esclarece homicídios 150% acima da média nacional – Vídeo
09/10/2025 : SEAS entrega 67 kits de EPIs para 60 catadores de materiais recicláveis em Ariquemes e Região – Vídeo
09/10/2025 : Professores fazem campanha solidária por colega que teve perna amputada após acidente em Ariquemes – Vídeo
09/10/2025 : OUTUBRO ROSA – INACAR realiza parceria com laboratórios e oferece desconto na coleta de preventivos – Vídeo
09/10/2025 : Igreja o Grande Templo Unidos em Cristo convida para Festa dos Tabernáculos – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus